ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Já pensou cuidar tão bem do seu dinheiro para vê-lo desaparecer em pouco tempo e por decisões ruins? Infelizmente, essa é a realidade de muita gente que cai em golpes e fraudes, como as pirâmides financeiras.

Esses esquemas fraudulentos se propagam rapidamente e se você não tiver atenção aos detalhes pode se tornar uma nova vítima. Então o melhor é saber como identificar e ficar bem longe.

A seguir, você poderá conferir todas as informações sobre as pirâmides e outros golpes para ficar mais seguro. Confira!

Quais são os tipos de fraudes financeiras?

Quando se fala de finanças, não faltam classificações diferentes para golpes e fraudes. Executados por pessoas mal-intencionadas, o objetivo é obter o dinheiro de alguém de forma ilegal ou com promessas que não correspondem à realidade.

Das pirâmides financeiras falaremos mais tarde, mas também há a clonagem de cartão, os sites de phishing (ou roubo de dados), e fraudes envolvendo operações não regulamentadas, como Forex, opções binárias e criptomoedas.

Tudo pode ser usado pelos golpistas para enganar pessoas. É como se você estivesse em um oceano repleto de tubarões — é preciso saber se proteger para sobreviver.

O que é a pirâmide financeira?

Após conhecer os tipos de fraudes, é essencial ir mais a fundo nas pirâmides financeiras. Elas são esquemas fraudulentos, formados por níveis de participantes. Cada um que entra deve recrutar outros participantes e os novatos fazem um pagamento inicial ou compram produtos.

Os valores obtidos com esse recrutamento servem para pagar os membros mais antigos. Apesar de isso parecer uma rentabilidade, é apenas uma redistribuição do dinheiro, sem qualquer acréscimo de valor.

O problema é que, com o passar do tempo, fica mais difícil recrutar outras pessoas. Sem a entrada frequente de novas pessoas não há entrada de dinheiro, os participantes deixam de ser remunerados e a pirâmide desmorona, tal qual um castelo de cartas.

O que leva alguém a cair em uma fraude financeira?

Um ponto comum entre os golpes financeiros é que eles costumam ser muito convincentes. Ninguém tenta tirar o seu dinheiro à força. Ou faz sem que a pessoa saiba (como na clonagem de cartão) ou a convence de que é uma ótima oportunidade (como a pirâmide).

Logo, um investidor costuma cair em uma fraude do tipo pela falta de cuidado com a segurança financeira ou, como é mais comum, por se deixar atrair por propostas que parecem irrecusáveis.

O que fazer ao ser vítima de uma pirâmide ou outro golpe financeiro?

Caso você se veja parte de uma pirâmide financeira, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Quanto mais cedo isso acontecer, maiores são as chances de os responsáveis serem encontrados e punidos.

Também pode ser interessante buscar outras vítimas do golpe. Dependendo da situação, é possível ingressar com uma ação coletiva, na tentativa de reaver o dinheiro ou parte dele.

Você pode, ainda, informar a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre as operações fraudulentas. Mas tenha atenção: a CVM não tem o poder de punir criminalmente e nem pode obrigar que ocorra o ressarcimento financeiro.

Como identificar e evitar uma pirâmide financeira?

O ditado popular é categórico ao afirmar que prevenir é melhor que remediar. Quando falamos de fraudes financeiras, isso é ainda mais importante, já que não cair em um golpe evita muitos problemas e dores de cabeças.

Para fugir dessas situações, o ideal é saber reconhecer seus sinais. A CVM sabe a relevância disso e criou um site de phishing, o MVCF Investimentos, que parece convincente, mas que tem todas as qualidades de uma fraude.

Veja quais são os pontos que você deve observar para se proteger!

Oferta de total segurança

Não tem saída: no mercado financeiro, risco e retorno costumam ser inversamente proporcionais. Logo, se você quiser ganhar mais deverá estar disposto a se arriscar um pouco mais.

Se a suposta oportunidade oferecer altos ganhos e, ainda por cima, disser que é livre de riscos, há grandes chances de ser uma fraude.

Divulgação de alta liquidez

Um investimento que seja relativamente seguro e que tenha um retorno interessante, provavelmente, terá uma liquidez baixa. Se a promessa é de que os três pontos são maximizados, com saques constantes ou a qualquer momento, é melhor desconfiar.

Exigência sobre novos participantes

Uma das características mais claras de uma pirâmide é a exigência de sempre atrair novos membros. Se você for incentivado a chamar amigos e familiares, esse é um forte sinal de que o esquema é fraudulento.

Demanda de aporte inicial

Alguns investimentos têm um valor mínimo exigido, mas o montante já é investido para render. Por outro lado, golpes podem exigir uma taxa de adesão apenas para se juntar à estrutura ou para comprar produtos.

Ausência de registro em órgão regulador

Tanto um investimento quanto uma empresa devem ter registro nos órgãos competentes, como a CVM, para serem considerados confiáveis. E isso é inegociável. Se você não puder confirmar que existe esse registro, pense melhor antes de confiar nessa alternativa.

Existência de diversas reclamações

Dependendo do momento no qual a pirâmide financeira estiver, ela já apresentará dificuldades para se manter. Isso se reflete em prejuízos para quem entra agora, o que leva a reclamações que surgem com frequência.

Se a empresa ou o investimento estiverem no centro das queixas, é provável que exista um motivo para tanto.

Qual a importância da educação financeira na sua proteção?

A educação financeira não serve apenas para você criar e cumprir seu orçamento ou para aprender como investir. Ela também está relacionada à segurança e à tomada de decisão que protege seu patrimônio.

Portanto, caprichar nesse aprendizado é crucial para não se deixar seduzir pelas propostas tentadoras — mas que estão fora da realidade — das pirâmides financeiras.

Conhecer os aspectos que mostramos é um passo importante, mas você pode ir além. A iniciativa Se Liga na Fraude, por exemplo, traz materiais que podem ajudá-lo a proteger seu dinheiro. Portanto, vale a pena conferir e se manter atualizado sobre novos golpes que vêm sendo aplicados!

A pirâmide financeira pode ser muito convincente, assim como outros golpes do mercado. Ao reconhecer suas características e saber como evitá-las, você pode ficar bem longe desses esquemas e, assim, tem a chance de cuidar melhor do seu dinheiro.

Ajude mais gente a se proteger. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e espalhe a informação entre seus amigos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.