ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Atingir os objetivos da nossa vida – seja entrar em uma faculdade de ponta, chegar ao peso ideal ou falar inglês fluente – geralmente exige uma boa dose de disciplina. E, acredite, isso também se estende para nossa vida financeira.

Adotar hábitos que ajudam a formar ou aumentar nosso patrimônio, pode ser mais simples do que se imagina. Listamos alguns exemplos de atitudes de quem já enriqueceu. Estas atitudes podem fazer diferença no seu futuro.

 1)  Não ostente

Quando a gente eleva o padrão de vida, normalmente aumenta também o padrão de gastos. No entanto, vale observar o comportamento dos milionários: todos eles cultivam apenas hábitos que os tornam ainda mais ricos, e não o contrário. Comprar uma casa de campo ou trocar de carro com frequência, por exemplo, reduz seu poder de investir e, o pior, aumenta seus gastos.

Warren Buffett, o segundo homem mais rico do planeta, por exemplo, vive na mesma casa desde 1958, só compra carros usados e é avesso a restaurantes caros.

via GIPHY

2) Tenha um objetivo

É muito difícil enfrentar velhos hábitos se não temos um objetivo claro e um prazo para atingi-lo. Comprar um apartamento, por exemplo, é a meta de muita gente, mas é só quando você determina o valor desse imóvel e o prazo de compra, que vai saber exatamente o que fazer para seu sonho se tornar realidade.

O milionário norte-americano Grant Sabatier, por exemplo, decidiu que ficaria milionário em cinco anos quando percebeu que tinha apenas US$ 7 no banco. O objetivo foi alcançado depois de seguir sua estratégia de cortar gastos e ampliar receitas.

via GIPHY

 3) Elabore um plano

Com uma meta clara, crie um conjunto de estratégias que combinem com seu perfil e estilo. Mire alto, mas não elabore algo irrealizável. Milionários são exigentes e têm foco. O dono da Amazon, Jeff Bezos, considerado o terceiro mais rico do mundo, ensina que o sucesso, inclusive financeiro, exige altos padrões de cobrança: cortar o que tem que cortar, trabalhar o que tem que trabalhar e investir o que tem que investir.

via GIPHY

4) Persista

Ao longo do caminho, muitos sentem vontade de desistir. Os milionários também tropeçam, mas não abandonam suas metas e correm atrás do que querem. Se você teve um contratempo e não seguiu seu plano a risca, retome seu planejamento o mais rápido possível. Michael Jordan acredita que erramos todos os arremessos que a gente não tenta.

via GIPHY

5) Aplique e diversifique

À medida que sua disciplina em poupar começa a dar resultado, é importante começar a investir para fazer seu dinheiro render. Se de um lado você continua poupando para ampliar seu patrimônio, de outro suas aplicações te ajudam na empreitada.

Warren Buffet é um grande fã de juros compostos e fundos de investimento. Oprah Winfrey, famosa no segmento do entretenimento, sempre aplicou seu dinheiro de forma inteligente. Ela investe em empresas, fundos e ações.

via GIPHY

6) Eduque seus filhos

Quanto mais cedo melhor quando o assunto é educação financeira. Tornar seu filho financeiramente independente e responsável pelas escolhas dele, poupa recursos e dores de cabeça tanto no seu futuro tanto no dele.

Os milionários com fortunas longevas sabem disso e investem na independência dos seus filhos. O ator Jackie Chan, por exemplo, doou parte de sua fortuna. Segundo ele, a ideia é dar aos filhos o suficiente para que eles possam fazer tudo, como uma boa educação, mas não o bastante para eles não fazerem nada.

via GIPHY

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.