Novo podcast #VaiFundo: Daniel Maeda, superintendente da CVM, é o convidado do primeiro episódio e esclarece pontos da nova regulação de fundos.
Tem novidade no ar! Estamos lançando o podcast #VaiFundo, com o objetivo de debater os assuntos mais relevantes da indústria de fundos de investimento. Quinzenalmente, Tatiana Itikawa, nossa gerente de Representação de Gestão de Recursos e Serviços Fiduciários, recebe convidados para falar dos mais variados temas desse universo: gestão, ativos digitais, fundos imobiliários de papel, entre outros.
O primeiro episódio trata do tema mais quente do momento: a nova regulação para fundos que deve ser publicada em breve. Para explicar as mudanças previstas, Tatiana recebe Daniel Maeda, superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Desde a publicação da regulamentação que está em vigor — a Instrução CVM 555, de 2014 —, a indústria de fundos no Brasil evoluiu muito. “Os fundos já ultrapassaram o montante de R$ 7 bilhões em patrimônio e devem se aproximar em breve do patamar do PIB brasileiro”, destaca Maeda. “O crescimento se deu por motivos diferentes ao longo do tempo: teve o momento de proteção à inflação, que alavancou os fundos de renda fixa, depois houve um movimento de diversificação, na década de 1990 e, mais recentemente, como forma de acessar investimentos aos quais não se teria acesso diretamente”, lembra Maeda.
Ele explica que a nova regra aproxima a regulação brasileira dos parâmetros internacionais, das economias com mercados maduros. Além disso, realça o papel do gestor, que passa a compartilhar mais as responsabilidades com o administrador e com o custodiante. Com novas estruturas, a expectativa é que haja uma redução de custos para a indústria, um ponto positivo também para os investidores.
Você pode ouvir o podcast #VaiFundo aqui na nossa página ou no Spotify.
Acompanhe por aqui e pelas nossas redes sociais todas as novidades da campanha #VaiFundo. Preparamos vídeos, podcasts e artigos com tudo o que você precisa saber sobre os fundos de investimento!
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.