Muitas pessoas desistem de investir porque não sabem como manter a disciplina com seu dinheiro. Então elas acabam gastando tudo o que recebem e não conseguem poupar para a realização de seus objetivos.
O resultado? Esses indivíduos costumam não ter uma reserva financeira, passando por apuros quando acontece algum imprevisto. Além disso, eles têm dificuldade para se planejar financeiramente, podendo até mesmo se endividar.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo! Neste conteúdo, mostramos as principais dicas para manter o compromisso com seus investimentos e construir o seu patrimônio.
Vamos lá?
Quem ainda não tem o hábito de investir com frequência costuma se perguntar por que deve tornar o investimento um compromisso. Além dos motivos que você já conferiu, existem diversas outras razões para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.
Veja a seguir!
Quem investe não apenas multiplica dinheiro, mas também realiza sonhos. Afinal, o capital é apenas um instrumento utilizado para conquistar os seus objetivos. Nesse sentido, você já pensou que pode realizar até mesmo aqueles desejos que parecem impossíveis?
Com visão de curto prazo, você talvez não acredite nessa ideia. Porém, no longo prazo, muitos sonhos que parecem inalcançáveis podem ser atingidos. Para ter uma noção, imagine que o seu desejo é ter R$ 1 milhão na conta.
Esse valor parece distante hoje? Pois saiba que, investindo R$ 584 mensais em um título que paga 9% ao ano, em 30 anos você terá esse montante. Conseguiu captar a visão de longo prazo? É ela quem vai te ajudar nessa missão! Lembrando que esse será o valor nominal que você terá em 30 anos, mas é preciso considerar que a inflação de hoje até lá pode corroer parte desse poder de compra.
Quem não quer se aposentar com uma quantia bacana para viajar e aproveitar o descanso da melhor maneira, sem se preocupar com as contas para pagar?
Esse é o desejo da maioria das pessoas, não é mesmo? Saiba que investindo você pode cumprir essa meta e ter a aposentadoria que sempre quis!
Um ditado famoso fala que dinheiro não traz felicidade. Contudo, o capital é um meio para conseguir mais qualidade de vida e bem-estar. Esses, por sua vez, são fatores que contribuem para deixar as pessoas felizes. Faz sentido para você?
Quando se tem acesso a saúde, segurança, educação, conforto, moradia e lazer de qualidade, as chances de ter a felicidade são bem maiores. E quem tem dinheiro acessa tudo isso mais facilmente, concorda?
Só quem vive no vermelho sabe o valor de ter segurança e tranquilidade financeira. Afinal, perder noites de sono porque não se sabe como vai fazer para pagar as contas não é nada agradável.
Se você se encaixa nesse caso, saiba que investir pode ajudar você a deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo com as contas em dia!
Agora que você já sabe por que tornar o investimento um hábito, é o momento de descobrir como ter disciplina para investir. Para isso, é importante, antes, fazer uma autorreflexão para entender quais fatores estão impedindo você de ter uma rotina financeiramente saudável.
As contas estão apertadas? Você assume gastos sem olhar o orçamento? As compras impulsivas fazem parte do seu dia a dia? Identificar essas questões vai ajudar você a entender como trabalhar a disciplina.
Para ajudar nesse processo, confira algumas dicas importantes para investir com disciplina!
O primeiro passo para investir com disciplina é entender a sua realidade financeira, fazendo seu orçamento. Desse modo, você pode conhecer as suas despesas e receitas para identificar se sobra algum dinheiro no fim do mês.
Portanto, coloque todos os seus gastos e ganhos em uma planilha e faça as contas subtraindo as despesas da receita. Se o resultado for positivo, parabéns! Você gasta menos que os seus rendimentos — e isso é ótimo.
Porém, se o resultado for negativo, é sinal de que você está gastando mais do que deveria. Nesse caso, é preciso reajustar os seus gastos ou fazer uma renda extra. Então, com dinheiro sobrando, você pode começar a investir.
Os objetivos financeiros ajudam a manter o foco e a disciplina para investir. Por exemplo, sempre que você quiser comprar um item sem necessidade, apenas por impulso, pode pensar que ele o deixará mais distante daquela viagem incrível que está esperando.
Assim, a vontade de comprar roupa até passa, não é mesmo? Além disso, as metas são essenciais na escolha dos investimentos, já que existem alternativas que se encaixam melhor em cada objetivo e prazo.
O planejamento financeiro permite direcionar corretamente cada centavo dos seus ganhos. Desse modo, você tem maior controle sobre o seu dinheiro, pois é como se o plano fosse um guia para utilização do capital.
Ao elaborar o seu planejamento, não deixe de reservar um valor para investir. E seja realista! Não adianta querer investir metade dos seus ganhos se isso comprometer a sua qualidade de vida. A escassez só o afastará da disciplina de investir, já que viver em privação de dinheiro não é legal, né?
Portanto, defina uma porcentagem para alocar recursos de maneira frequente, mas que também permita pagar as contas e ter bem-estar. Mesmo que, a princípio, pareça pouco dinheiro, lembre-se que o longo prazo pode fazer maravilhas na construção de patrimônio!
Além de ter disciplina, é preciso saber investir, concorda? De nada adiantará poupar dinheiro se você não o aplicar na alternativa adequada. Por isso, você deve começar considerando o seu perfil de investidor. Ele indica o grau de risco que você está disposto a correr.
Assim, você evita investir em alternativas mais arriscadas do que o suportado, prevenindo as perdas financeiras e as emoções afloradas diante das oscilações do mercado. Além do perfil, pense nos seus objetivos e horizonte de tempo para escolher os investimentos mais alinhados a eles.
Por fim, lembre-se de conversar com quem investe! Se cercar de pessoas com conhecimento do mercado financeiro contribui para que você aprenda cada vez mais sobre o assunto. Inclusive, é possível ter suporte de profissionais para esclarecer as suas dúvidas nessa jornada.
Tenha em mente que o conhecimento é fundamental para fazer boas escolhas. Ainda, conversar com outros investidores pode ser um grande incentivo para continuar aplicando o seu dinheiro e ter disciplina nos investimentos!
Neste post, há dicas de como investir seu dinheiro com disciplina e construir o seu patrimônio. Agora é importante colocar essas orientações em prática para aproveitar os benefícios dos investimentos. Combinado?
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.