Títulos públicos
São papéis que o governo federal emite para financiar projetos públicos. Nos investimentos deste grupo, você empresta dinheiro para o governo e ele te devolve com juros no prazo estabelecido
Saiba MaisCada tipo de investimento tem características próprias que você deve conhecer. Nesta página, nós reunimos em grupos os principais tipos de investimentos disponíveis no mercado para você começar a entender as características relacionadas a cada um deles.
Ao lado de cada grupo, nós representamos com ícones as características que podem ser encontradas entre os tipos de investimento do grupo. Leia a legenda no final da página para entender como aprofundar sua pesquisa e clique no tipo de investimento que te interessa para saber mais.
São papéis que o governo federal emite para financiar projetos públicos. Nos investimentos deste grupo, você empresta dinheiro para o governo e ele te devolve com juros no prazo estabelecido
Saiba MaisSão papéis emitidos por bancos para financiar projetos privados. Nos investimentos deste grupo, você empresta dinheiro para o banco e, no fim do prazo estabelecido, você recebe o dinheiro com os juros acordados.
Saiba MaisE conheça também:
DebênturesLCLCI e LCACDBCOEÉ um formato de investimento coletivo organizado por instituições financeiras. Os fundos investem em aplicações financeiras selecionadas de acordo com o tipo do fundo para fazer o dinheiro dos cotistas render. Nos investimentos deste grupo, você compra uma cota para participar do fundo e você recebe a valorização que sua cota tiver no período em que seu dinheiro ficar investido ali
Saiba MaisSão investimentos idealizados para objetivos de longo prazo. É um plano de investimentos organizado e administrado por instituições financeiras que mantém seu dinheiro aplicado em fundos de previdência. Nos investimentos deste grupo, você recebe o retorno das aplicações realizadas pelo plano durante o período em que seu dinheiro ficou investido ali.
Saiba MaisSão papéis emitidos pelas empresas que representam uma fração do seu capital. Neste tipo de investimento, você se torna sócio de uma companhia e pode ganhar tanto com a valorização das ações quanto com o pagamento de dividendos, a parcela do lucro que é distribuída aos acionistas.
Saiba MaisA poupança é, certamente, o investimento mais tradicional e conhecido no Brasil. Neste guia, você encontra as principais informações sobre a poupança. Se você ainda não sabe muito bem quais critérios pesquisar para fazer sua escolha, pesquise primeiro na nossa página sobre como escolher seus investimentos e depois volte aqui para saber mais sobre a […]
Saiba MaisATENÇÃO!
Os ícones desta legenda se referem a características que aparecem em pelo menos um tipo de investimento do grupo. Por isso, para saber qual investimento tem a característica que você está procurando, é essencial aprofundar sua pesquisa, clicando na página do grupo de investimentos que te interessou.
É o período em que você tem restrições para sacar o seu dinheiro.
O Fundo Garantidor de Crédito é um mecanismo de proteção dos investidores.
É o valor que remunera a instituição que administra o seu dinheiro com uma porcentagem do seu ganho.
Correspondem a uma fração ideal de um fundo de investimento. Seu valor é igual ao patrimônio líquido do fundo dividido pelo número de cotas emitidas.
Remuneração de acordo com a estrutura definida pelo emissor.
O IR é o tributo cobrado pelo governo sobre o valor da sua renda. No caso dos investimentos, sobre o valor dos rendimentos obtidos.
Alguns investimentos podem exigir um valor mínimo para a primeira aplicação.
O Imposto sobre Operações Financeiras é um tributo pago quando você movimenta seu dinheiro em algumas operações do mercado financeiro
A remuneração do capital, ou seja, uma compensação pelo tempo que você ficará sem utilizar o dinheiro.
É o valor cobrado pelas instituições financeiras pelo trabalho de administrar seu dinheiro.
É a que incide sobre cada depósito realizado no investimento para cobrir custos de corretagem e administração.
É a taxa de remuneração da corretora ao efetuar uma compra ou venda de ações.
É o custo do serviço de custódia do dinheiro, ou seja, é a taxa que você paga para uma instituição intermediar operações de compra e venda com o seu dinheiro.
É o valor cobrado quando um investimento atinge um determinado objetivo pré-estabelecido, como superar algum índice.
Distribuição aos acionistas de resultado em dinheiro, em proporção à quantidade de ações possuídas.
A data de vencimento é o dia marcado para você receber o rendimento da sua aplicação.