ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se investir é bom, investir com segurança é muito mais! Afinal de contas, não há nada que supere a tranquilidade de saber que, além de o dinheiro estar rendendo, ele também está protegido de qualquer tipo de golpe ou fraude.

Por isso, criamos este combo de artigo e infográfico para te ajudar na escolha da instituição financeira confiável! Para tanto, vamos responder às principais curiosidades relacionadas ao tema, explicando a importância dessa escolha e como ela impacta a sua qualidade de vida. Vamos lá!

O que uma instituição financeira faz?

O nome não poderia ser mais sugestivo, não é mesmo? Brincadeiras à parte, uma instituição financeira é uma empresa que intermedeia a relação do consumidor com os ativos em que ele investe, sendo uma ponte entre você e os seus investimentos.

Mas, além da mediação, essas instituições têm outra responsabilidade maior: a custódia dos seus investimentos. Afinal de contas, você coloca o dinheiro dentro de uma conta e, aí, compra os ativos. Mas quem cuida desses contratos, títulos e papéis? A instituição financeira!

É responsabilidade dessas empresas é fornecer a custódia. Ou seja, quando você escolhe uma instituição, também está escolhendo uma empresa para guardar e proteger o seu patrimônio acumulado. Agora, imagine o perrengue de escolher uma empresa fraudulenta?

Pense só, o patrimônio crescendo e PUFT! — tudo o que você juntou some do nada. E então? O que fazer? Entrar com uma ação conjunta na Justiça contra um CNPJ que nunca existiu? Para evitar toda essa dor de cabeça, é fundamental prevenir!

Como escolher a melhor instituição para você?

Muito bem! Para escolher com qual instituição você vai investir, você pode já ter escolhido o investimento que pretende fazer e depois escolher uma instituição, ou pode abrir uma conta numa instituição para, depois, estudar os produtos que ela oferece e até mesmo aproveitar se informar com os profissionais dela.

Com isso, você pode dividir seus investimentos entre elas da forma como desejar, facilitando, inclusive, a organização da sua estratégia de investimento. Seja como for, o importante é ter confiança na instituição escolhida.

Avalie as opções da sua instituição

Essa é uma dica para quem quer minimizar os esforços. Ou seja, veja o que a sua instituição atual, geralmente um banco, já oferece.

Defina no que deseja investir respeitando o seu perfil de investidor

Assim, você diminui as opções para apenas as que são compatíveis com o seu objetivo. Existem diversas instituições que podem te ajudar, como: bancos, corretoras, assets e até mesmo a bolsa .

Verifique quais instituições oferecem o tipo de investimento que você quer

Como já deve ter percebido, o setor financeiro é altamente regulado. Por isso, você deve escolher uma empresa que esteja certificada para operar o investimento que você procura. Para facilitar, separamos links para as listas de instituições financeiras participantes de cada uma das entidades reguladoras. Veja só:

Conheça melhor as instituições que te interessaram

Tanto na vida, como no universo financeiro, informação é tudo! Por isso, aproveite para realmente estudar as empresas que chamaram a sua atenção. Você pode ver a reputação delas em páginas como o Reclame Aqui, avaliar sua nota no card do Google, página do Facebook ou afins.

Outra estratégia comum é recorrer à experiência de terceiros, conversando com clientes atuais ou antigos dessas instituições, para, assim, coletar suas impressões sobre a empresa. Quanto maior o número de informações, maior a segurança da sua decisão.

Compare os produtos oferecidos por cada uma

Aqui, temos um ponto complementar de “defina no que você quer investir”. Entre instituições, é comum que existam diferentes produtos de investimento, justamente para estimular a competição no setor. Por isso, é importante avaliar as condições de saque, o aporte mínimo etc.

Compare preços, taxas, tarifas e afins

Por fim, você deve prestar atenção aos custos operacionais. As principais taxas são:

O que fazer após a escolha?

Seguindo essas dicas, você está mais do que pronto para realizar sua escolha! Caso decida ficar no seu banco de origem, sem problemas e nem etapas, pois a conta já está aberta e, provavelmente, você contará com a ajuda do seu gerente bancário.

Caso opte por outro banco, corretora ou securitizadora, você precisará fazer os passos necessários para abertura de conta, fazendo um cadastro, realizando os seus depósitos e crescendo o seu patrimônio. No caso das corretoras e bancos, para quem deseja operar sozinho os seus próprios ativos, você também aprenderá a usar o home broker, uma plataforma na qual é possível procurar e comprar aquilo em que deseja investir.

Curtiu este post sobre a escolha da instituição financeira? Então, não perca a chance de receber todas as nossas atualizações sobre o mundo dos investimentos. Para isso, é bem fácil: basta assinar a nossa newsletter!

Mais sobre esse assunto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.