O Como Investir foi criado para te ajudar a reunir conhecimentos que te permitam tomar sua decisão de investimento de forma consciente e informada. Entretanto, o Como Investir não presta nenhum tipo de consultoria de investimento, apenas fornecemos conceitos para que você tenha cada vez mais conhecimento e possa investir com segurança.
O valor mínimo varia muito de um tipo de investimento para o outro. Entretanto, há investimentos como fundos, títulos públicos e a própria caderneta de poupança nos quais é possível começar a investir com pequenos valores. Vale lembrar, porém, que alguns produtos cobram taxas e imposto de renda, portanto é importante verificar os custos e definir quanto tempo você pretende deixar o dinheiro aplicado naquele produto, para avaliar se ele é vantajoso mesmo para você.
Não existe o melhor investimento do mercado. Existe o melhor investimento para você e seus objetivos naquele momento. Por isso, para tomar uma decisão, é preciso primeiro ter seus objetivos bem definidos. Aí sim, você poderá escolher seus investimentos com mais consciência.
Você pode começar a investir no mercado financeiro em qualquer época da sua vida. Assim que começar a ter renda e conseguir poupar uma parte dela, mesmo que seja pouco, você já poderá traçar um plano de quanto pretende acumular e como aplicará o seu dinheiro para que ele renda. Você também pode aproveitar oportunidades como o recebimento de um bônus, do décimo terceiro salário, de uma herança ou da venda de um imóvel, por exemplo, para aplicar o dinheiro e fazê-lo crescer.
Todos os profissionais que atendem ao investidor nas instituições financeiras devem ser certificados pela ANBIMA. Leia mais sobre essas certificações aqui no Como Investir e exija sempre ser atendido por profissionais devidamente certificados.
O Como Investir tem foco na educação para investimentos. Entretanto, temos conteúdos para te ajudar a planejar seu orçamento e definir suas despesas. Se sua situação estiver muito grave, saiba que é fundamental que você assuma o controle da sua vida financeira estudando as soluções possíveis para o seu problema. Por isso, continue pesquisando, se precisar, mas organize a situação agora! Nossa recomendação é para você identificar gastos que possam ser eliminados ou reduzidos para pagar todas as suas dívidas. Você também pode procurar as instituições credoras, uma de cada vez, para solicitar o parcelamento da dívida, assim terá mais chances de conseguir quitá-las. E quando conseguir estabilizar seu orçamento, analise-o para começar a investir. É fundamental ter sempre uma reserva para, inclusive, te proteger das dívidas e te socorrer em caso de imprevistos.
Sim, você pode usar o conteúdo do Como Investir no seu site, desde que siga algumas regras. Desde 2012, o Como Investir adotou a licença Creative Commons que é utilizada no mundo inteiro para permitir a reprodução de obras com menos restrições que o tradicional “Todos os Direitos Reservados”. Nosso conteúdo pode ser reproduzido gratuitamente, desde que você cite a fonte, não altere ou edite as informações e não venda o material. As exigências completas estão disponíveis na página da licença Creative Commons.
O volume financeiro das garantias internacionais emitidas deve ser contabilizado na conta fiança.