Presentes para a família, lembranças de amigo secreto, mimos para quem se gosta ou admira… Natal é sempre uma época cheia de eventos e compras e dar presentes muitas vezes é a forma que encontramos de lembrar e ser lembrado. Mas, cá entre nós, você não vai querer se recordar desses gastos logo nos primeiros meses do ano que se inicia, não é mesmo?
Para que isso não aconteça, não há segredo. É preciso planejar e se organizar, avaliando qual o orçamento disponível e o que é realmente necessário comprar. Quer algumas dicas? Listamos 5 para ajudar você:
1 – Faça um levantamento de todas as receitas e despesas que você estima para o final do ano e defina um valor para gastar com presentes e lembrancinhas. Não se esqueça de considerar os demais gastos comuns nessa época, como ceia, festas, roupas e viagens.
2 – Crie uma lista das pessoas que você quer ou precisa presentear. Anote, junto com cada nome, o presente que pretende dar. Isso ajuda a não perder o foco e a ser mais assertivo nas compras.
3 – Sabendo quais presentes vai comprar, pesquise preços. Nessas horas, vale olhar na internet, bater perna na rua, ficar atento às promoções, negociar e pedir descontos. Qualquer economia que você conseguir é um dinheiro a mais que fica na sua conta e que pode ser investido!
4 – Abuse da criatividade e seja autêntico. Tem muita gente trabalhando por conta e produzindo coisas incríveis em pequena escala, tipo acessórios para casa, roupas e quitutes, podendo ser uma boa opção para dar presentes exclusivos e econômicos. Você também pode parar um pouco e pensar no que agrada a pessoa que deseja presentear e fazer você mesmo uma surpresa ou um presente manualmente.
Atenção com as lembrancinhas. Esses pequenos presentes, juntos, acabam pesando no bolso. Muitas vezes, um telefonema ou uma visita cumprem a mesma função de um jeito bem mais gostoso, amistoso e barato. Se for um grupo em comum, vocês podem combinar um encontro e elaborar algumas brincadeiras e dinâmicas no lugar dos presentes, que ajudam na interação, entretenimento e, claro, em ter ótimas recordações.
5 – Cuidado para não comprar por impulso! Se puder, vá às compras com o dinheiro em espécie e no valor estipulado. E deixe o cartão de crédito em casa. Isso evita os excessos de gastos não planejados e os parcelamentos e, consequentemente, a não levar dívidas novas para o ano seguinte.
Procure se lembrar dessas dicas na hora de fazer suas compras. É controlando e economizando aqui e ali que você conseguirá curtir o Natal sem comprometer as contas.
Se quiser saber mais sobre como economizar e otimizar o seu dinheiro, acompanhe os conteúdos aqui no blog!
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.