Não é preciso trabalhar com finanças e investimentos para se deparar com conceitos que fazem parte desse universo. Muitas expressões aparecem no nosso dia a dia: estão nos jornais, na TV e na internet. Porém, embora essas palavras soem familiares, nem sempre sabemos seus significados. Escolhemos algumas que todas as pessoas devem conhecer, principalmente para quem investe ou pensa em investir.
– Ação
Valor mobiliário que representa a propriedade de uma fração do capital social da empresa. Isso significa que quando você compra ações está aceitando investir numa empresa e, em troca, passa a ser acionista (sócio ou sócia), ganhando participação nos resultados (dividendos). O investidor também pode ganhar com a valorização do preço da ação no mercado.
– Ativo
É o conjunto de bens, valores e créditos (a receber) que formam o patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa, que pode ser convertido em dinheiro.
– Valor de Mercado
O valor que um titular receberia por um ativo, caso este ativo fosse vendido na data de hoje no mercado.
– Selic
Sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. É o sistema do Banco Central no qual apenas as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso. A função do Selic é registrar os negócios com títulos públicos federais, receber o título do vendedor, transferi-lo ao comprador e fazer a liquidação financeira. Daí que se origina a famosa taxa Selic, que é calculada pela taxa média registrada nas operações feitas diariamente nesse sistema.
– Liquidez
Capacidade de converter um título ou ativo em dinheiro.
Quanto mais você entende o ‘economês’, mais fácil fica para tomar decisões relacionadas ao seu dinheiro. Por isso, acompanhe nossas publicações com mais explicações e atualizações do universo financeiro.
E sempre que precisar tirar alguma dúvida, já sabe: é só procurar aqui no Como Investir!
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.