ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se você tem um perfil mais arrojado de investimento e tem objetivos financeiros em longo prazo, certamente já aplicou parte de seu dinheiro em ações ou pelo menos cogitou esta possibilidade. Para entrar no mercado acionário, você conta com várias opções. Hoje vamos falar das mais comuns: investir em ações diretamente ou comprar cotas de fundos de ações.

Para escolher entre uma e outra, especialistas são unânimes ao dizer que os principais fatores que devem ser considerados são o conhecimento do mercado e o interesse em eventualmente administrar sua própria carteira de investimentos.

Ações ou fundos de ações? Compare antes. 


Compra direta de ações

A compra direta de ações funciona assim: primeiro você precisa se cadastrar no seu banco ou corretora. É tudo feito online, de forma rápida e prática. Neste caso, a escolha das ações fica por sua conta, então é importante ter conhecimento suficiente para observar o mercado, pesquisar sobre cada uma das empresas e acompanhar as altas e baixas dos preços.

Quando você aplica em ações diretamente é isento de IR para operações de até R$ 20 mil ao mês. As plataformas de negociação direta oferecidas pelos bancos, conhecidas como home brokers, cobram taxas de corretagem (valor pago pela realização da negociação) e de custódia (a “guarda”) das ações.

Fundos de ações

Os fundos de ações têm em sua carteira, no mínimo, 67% de ações. No percentual restante eles podem ter quaisquer outros produtos: títulos públicos, debêntures, cotas de outros fundos e até mais ações. É uma boa opção para os marinheiros de primeira viagem se aventurarem no mundo das ações, já que esses produtos oferecem gestão profissional e diversificação. Isso significa que contam com profissionais – os gestores de fundos – para escolherem os papéis para você e montar sua carteira de investimentos de acordo com os seus interesses.

Para prestar o serviço, os administradores dos fundos cobram a chamada taxa de administração e, em alguns casos, taxas de performance (um percentual que só é cobrado caso o fundo ultrapasse o retorno proposto pelo gestor). Assim como qualquer produto de investimento, escolher um fundo também requer pesquisa e acompanhamento do mercado, para que o produto esteja alinhado aos seus objetivos.

Compra direta de ações

Vantagens

Desvantagens

 

Fundos de ações

Vantagens

 

Desvantagens

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.