ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você já ouviu falar sobre finanças comportamentais? Essa é a área da psicologia que estuda a influência da mente nas decisões que tomamos em relação ao dinheiro. Antes de começar a investir, é fundamental entender o funcionamento do mercado financeiro. Mas tão importante quanto este conhecimento é a compreensão sobre si mesmo! Sabendo como reagimos às diferentes situações, ficamos mais confiantes em nossas escolhas.

<

As dicas desta semana são livros voltados para o comportamento humano, que vão te ajudar a não cair nas pegadinhas que a nossa mente prega. Confira:

Racional X Intuição

Rápido e devagar: duas formas de pensar
Daniel Kahneman

 

 

 

Com uma linguagem simples, o livro ajuda a entender como a mente funciona na hora de tomarmos decisões. O autor apresenta duas formas de pensar, como diz o título: uma forma rápida e intuitiva, ligada à emoção, e outra mais devagar e lógica, voltada para à racionalidade.Essa separação causou impacto em diversas áreas, de psicologia e medicina a economia e política. A ideia de que o homem é essencialmente racional foi colocada em xeque ao apresentar a influência das impressões intuitivas em nossas decisões.

“Falo das características do pensamento intuitivo e do deliberado como se fossem traços e disposições de dois personagens em sua mente”, escreve o autor na introdução do exemplar. Ao entender essas duas maneiras, podemos identificar, compreender e nos proteger de ciladas que nossa mente prega. As teses que permeiam o livro deram ao autor o Prêmio Nobel de Economia de 2002.

Emoção afeta a decisão.

Previsivelmente irracional
Dan Ariely

 

 

Apesar de acharmos que nossas decisões são racionais, o autor mostra que nem sempre é assim. O livro mostra como nossas emoções possuem grande influência sobre as decisões que tomamos e o nosso comportamento. Quem nunca foi ao cinema, pediu pela pipoca pequena, mas mudou de ideia rapidamente quando a atendente disse que a maior era apenas R$ 0,50 a mais? Ou, então, prometeu fazer atividade física todos os dias, mas no primeiro convite para um happy hour deixou a academia para o dia seguinte? Pois é, essas são algumas escolhas que parecem racionais, mas não são.

Ariely indica que “O meu objectivo, no final deste livro, é ajudá-lo a repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que o rodeiam. Espero poder conduzi-lo a conclusões apresentando-lhe um vasto leque de experiências científicas, descobertas e situações caricatas que são, em muitos casos, divertidas. Quando reparar que certos erros que cometemos são sistemáticos, como os repetimos vez após vez, julgo que poderá começar a perceber como evitá-los.”

O autor é professor de psicologia e de economia comportamental. Nasceu em Nova Iorque e ensina na Universidade de Duke, sendo o fundador de The Center for Advanced Hindsight.

LEIA TAMBÉM:
4 dicas para você driblar o impulso de comprar

Você sabe como declarar seus investimentos no imposto de renda?

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.