ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Está pensando em investir em fundos de investimento, mas não sabe por onde começar? Para escolher um fundo ou qualquer outro produto financeiro é necessário um pouco de pesquisa para encontrar o que mais combina com seu perfil de investidor. Vamos te ajudar com um passo a passo de como escolher um fundo entre os mais de 17 mil existentes no Brasil.

 

Pesquisando um fundo.

 

  1. Entenda o objetivo do investimento

Reflita sobre o seu objetivo com essa aplicação. Algumas perguntas podem te ajudar:

  1. Conheça seu perfil de investidor

Depois de definir o objetivo do investimento, ficará mais fácil saber qual tipo de fundo você vai escolher. No mercado, existem opções para os diferentes perfis, gostos e bolsos: fundos de renda fixa, multimercados, ações e cambial. Ficou difícil? Calma! A decisão entre um e outro não vai ser no “uni-duni-tê”. É preciso conhecer o seu perfil de investidor.

Ao escolher um investimento, os bancos e corretoras devem aplicar um questionário para que você descubra qual o seu perfil de investidor. Geralmente, são três: conservador, moderado e arrojado. Assim, você poderá investir nos fundos que são compatíveis com o seu perfil de risco.

  1. Avalie os custos

Depois de escolher o tipo de fundo mais adequado ao seu perfil, é hora de analisar os custos da aplicação. Como outros tipos de investimento, os fundos cobram taxas para que se possa investir. Defina o percentual máximo que está disposto a pagar e, feito isso, elimine os fundos que não se enquadram nessa porcentagem.

  1. Analise quem vai cuidar do seu dinheiro

Percebeu que a lista de fundos (aquela de 17 mil!) está diminuindo? Pois é. Agora é o momento de analisar o gestor, ou seja, o profissional que vai cuidar do seu dinheiro. O nome de cada gestor é público e é fundamental pesquisar o histórico do profissional. Dica: veja as qualificações do gestor, o que dizem sobre o trabalho na mídia especializada e, acima de tudo, como tem sido o desempenho dos fundos que estão sob gestão desse profissional.

Para fazer isso, basta procurar a documentação dos fundos no site do banco ou da corretora. Cada fundo tem um regulamento e a lâmina (espécie de resumo do regulamento). Antes de tomar a decisão, leia com atenção esses documentos. Nos sites da ANBIMA e da CVM, órgão regulador – “xerife” do mercado de capitais –, também é possível encontrar informações sobre os fundos e os gestores.

Ficou mais fácil de escolher um fundo? Sim, dá trabalho como qualquer decisão que tomamos na vida. Como é o seu rico dinheirinho, vale a pena separar um tempo para pesquisar, comparar as opções e, assim, escolher o fundo mais adequado para você.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.