ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Escolher uma instituição financeira para ajudá-lo a fazer seus investimentos é quase como escolher uma casa para morar. É preciso considerar uma série de aspectos bem objetivos que, na sua visão, são importantes nessa decisão. Mas há também uma certa dose de subjetividade envolvida. Você pode se identificar mais com uma instituição ou outra pelo tipo de imagem que transmitem.

Para manter o foco na escolha da melhor opção para você, Como Investir elaborou este pequeno manual sobre como avaliar qual a instituição mais adequada. É um guia com um passo a passo sobre como chegar a uma decisão. Bora lá?

Passo 1 – Precisa mudar?

Muitas pessoas – especialmente aquelas que desejam começar a investir – já possuem conta em alguma instituição financeira, normalmente em um banco. Embora existam centenas de corretoras, distribuidoras, consultorias e tudo mais, talvez o seu banco já seja bom o suficiente para o tipo de investimento que você pretende fazer. Faça essa avaliação pensando em como seu dinheiro está aplicado atualmente e como você gostaria que estivesse daqui a cinco anos. A primeira pergunta a se fazer é se o seu banco atual contempla os produtos que lhe interessam. Se sim, vale a pena investigar as condições oferecidas e o valor das taxas cobradas. Se não, talvez seja mesmo necessário mudar.

Passo 2 – No que investir?

Se você chegou à conclusão de que precisa mudar de instituição financeira, procure identificar os produtos em que você gostaria de aplicar. É claro que isso não se escolhe de uma hora para outra. . Quem já fez isso certamente tem uma boa noção do tipo de aplicação que quer fazer. E isso faz toda a diferença para escolher quem vai te ajudar a investir.

Passo 3 – As condições de cada um

Sabendo para que lado pretende ir, é hora de se focar em conhecer em detalhes as condições de operação das instituições candidatas. Um dos elementos principais são os custos, porque eles podem ter um impacto no resultado final dos seus investimentos. Em geral, qual é o valor das taxas de administração cobradas nos fundos das instituições que agradam você? Qual é o custo para transferir recursos? Qual é a taxa de negociação no pregão? Faça essas perguntas antes de tomar uma decisão.

Passo 4 – Entidades reguladas

Antes de bater o martelo sobre a instituição financeira com a qual pretende investir, lembre-se de verificar se está tudo certo com ela. O primeiro passo é verificar se o banco ou corretora está devidamente cadastrado junto às entidades representativas do setor. No site da B3, por exemplo, há uma lista das corretoras que estão autorizadas a intermediar operações na bolsa de valores. Na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) encontram-se dados sobre todas as gestoras e os fundos de investimento. No site do Tesouro Direto ficam disponíveis os nomes de todas as instituições que vendem títulos públicos. No do Banco Central, há detalhes sobre todos os bancos do país.

Passo 5 – Peça opinião

Não deixe de conversar com pessoas em quem você confia sobre as instituições que tem analisado, caso já sejam ou tenham sido clientes delas. O ponto principal nesse caso é entender como funciona o atendimento e se já enfrentaram algum tipo de dificuldade com elas. Isso pode ser decisivo para a sua escolha.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.