ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Existem diversos fatores que devem ser considerados ao compor a sua carteira de investimentos. Entre eles, está o prazo dos seus sonhos e objetivos. Você sabe como funciona essa relação? Um erro comum entre os investidores é deixar de considerar esse ponto.

Na prática, isso pode levar a erros na composição da carteira e, até mesmo, prejuízos. Portanto, é essencial entender os impactos dos prazos das suas metas ao avaliar as alternativas do mercado antes de realizar os seus aportes.

Neste conteúdo você aprenderá como o prazo dos sonhos e objetivos pode afetar as suas decisões ao investir. Vamos lá?

Quais devem ser os pontos considerados nas decisões de investimentos?

Antes de tudo, vale relembrar os fatores que devem ser considerados ao investir. O primeiro ponto é o perfil de investidor, que reflete o seu nível de tolerância ao risco. Existem três classificações: conservador, moderado e arrojado.

O investidor conservador é aquele com menor tolerância aos riscos, enquanto os arrojados conseguem lidar melhor com esse fator. Além desse critério, é fundamental observar os seus objetivos ao investir.

Afinal, existem diferentes motivos para realizar os aportes, não é mesmo? Conseguir se aposentar, trocar de imóvel, ter independência financeira, entre outros. Os objetivos ajudarão a pautar as suas decisões, escolhendo ativos que se alinhem ao que você busca e ao seu perfil.

Para isso, também é preciso considerar o prazo para a conquista. Nesse caso, os planos podem ser de:

Quais são os principais sonhos e objetivos dos investidores?

Uma questão importante é entender que, ao investir, é possível ter diversos objetivos simultaneamente. Além disso, existem desejos em comum entre os diferentes tipos de investidores.

A pesquisa Raio X do Investidor, da ANBIMA, ajuda a entender melhor o tema.

A seguir, veja quais são os principais destinos pensados para os investimentos e o percentual de investidores que visavam cada objetivo entre 2017 e 2020:

Objetivo ou sonho relacionado ao investimento 2017 2018 2019 2020
Manter aplicado, ter dinheiro guardado para emergências ou por segurança

 

15% 19% 17% 27%
Comprar um imóvel, casa própria, terreno, quitar ou pagar parcelas da casa 31% 33% 35% 26%
Usar na sua velhice ou aposentadoria 5% 8% 9% 10%
Fazer uma viagem ou passeios 10% 11% 11% 10%
Comprar carro, moto ou caminhão 11% 11% 11% 10%
Investir em negócio próprio, reformar empresa ou comprar mercadorias 7% 8% 7% 5%
Educação — estudar, fazer cursos, pagar estudos de outra pessoa, como filhos ou netos 6% 9% 8% 5%
Construir ou reformar casa 6% 3% 5% 5%
Deixar para os filhos, pensando em seu futuro 6% 5% 4% 2%
Pagar contas e dívidas 1% 1% 1% 2%
Não sabem qual será o destino dos valores 7% 5% 5% 9%

Ao analisar os dados de cada ano, podemos perceber que os objetivos também podem passar por modificações ao longo do tempo, certo? Isso é natural e, na prática, destaca ainda mais a necessidade de ter atenção aos sonhos ao fazer a gestão da sua carteira.

Afinal, um investimento para o objetivo de reserva de emergência provavelmente será diferente daquele que se adéqua à aposentadoria, por exemplo. E diante de mudanças nas suas metas, você pode fazer o rebalanceamento, adequando o portfólio aos novos objetivos, combinado?

Como os prazos dos sonhos e objetivos afetam as escolhas?

Você já sabe os principais pontos considerados na escolha dos investimentos e os objetivos mais comuns dos investidores brasileiros. Porém, nem sempre é fácil entender por que os prazos dos sonhos são tão importantes para as decisões.

A seguir, você entenderá de que forma eles podem afetar as suas escolhas e ajudar na construção de uma carteira mais equilibrada. Confira!

Facilidade para diversificar a carteira

O mercado financeiro oferece diversas alternativas de investimento, com rentabilidades e riscos variados. Assim, cada uma pode ou não se alinhar melhor a determinadas finalidades de cada investidor.

Por exemplo, se o seu objetivo é manter uma reserva de emergência, o foco não é ter um alto retorno, mas garantir a segurança do dinheiro, certo? Também é preciso ter acesso aos valores a qualquer momento, com foco no curto prazo e em alta liquidez.

Isso limita as alternativas do mercado — geralmente com algumas poucas opções de renda fixa. Por outro lado, quando o foco é a aposentadoria ou o futuro dos filhos, há maior interesse em rentabilidade para potencializar o retorno. Ao mesmo tempo, também há um prazo estendido.

Desse modo, títulos com vencimento mais longo na renda fixa, que trazem maior rentabilidade, podem ser atrativos, caso você busque segurança e previsibilidade. Já para quem tem perfil moderado ou arrojado, a renda variável amplia as oportunidades.

Ações, fundos de investimentos ou exchange traded funds (ETFs), por exemplo, podem se encaixar em seus planos. Percebe como, ao considerar os diferentes objetivos e prazos, é possível diversificar a carteira com tipos de investimento variados?

Possibilidade de lidar com maiores riscos e potencializar o retorno

Outro ponto importante é a possibilidade de lidar com maiores riscos quando há prazos mais longos. Geralmente, o período mais longo ajuda a reduzir os impactos da volatilidade do mercado, considerando o prazo de maturação dos investimentos — especialmente na renda variável.

Assim, mesmo carteiras um pouco mais conservadoras podem aceitar investimentos com um nível maior de riscos quando o prazo é distante. O motivo é a possibilidade de trazer equilíbrio com diferentes opções, considerando objetivos específicos e prazos distintos.

Mesmo um investidor conservador pode priorizar a segurança na maior parte da carteira, mas aceitar um pouco mais de risco em um percentual menor do seu portfólio. Se o objetivo e o prazo forem condizentes, é possível buscar alternativas visando potencializar o retorno, por exemplo.

A ideia é considerar cada objetivo específico para determinar se ele pode ter exposição aos riscos e como deve ser a liquidez. Assim, é possível avaliar as oportunidades de aumentar a perspectiva de retorno ao longo do tempo, considerando o prazo de cada sonho.

Como foi possível aprender, o prazo dos sonhos e objetivos ajuda na tomada de decisão. Dessa forma, você poderá escolher os ativos mais adequados para cada finalidade, considerando questões como rentabilidade, riscos e liquidez.

Que tal saber ainda mais sobre investimentos? Descubra o que fazer para montar a carteira ideal!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.