ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se você já tentou mudar um hábito, qualquer que seja, deve ter percebido que isso não acontece do dia para a noite. Na verdade, uma mudança envolve várias etapas. Elas precisam ser superadas para que você esteja certo de que realmente passou a fazer as coisas de um jeito diferente do que fazia no passado. Essa “espiral de aprendizagem” vale também para a vida financeira. Quem já tentou mudar a forma como consome, economiza ou investe se deparou com as diferentes etapas da espiral de aprendizagem. Mas como avançar sobre cada uma delas?

A espiral de aprendizagem pressupõe quatro etapas fundamentais. E elas valem tanto para quem quer mudar hábitos financeiros quanto alimentares ou educacionais, por exemplo. Essas etapas são chamadas de incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente e competência inconsciente.

Espiral de aprendizagem: fases 1 e 2

Complicou? Para você entender melhor, preste atenção a esse exemplo. Imagine alguém que tenha crescido em uma família com maus hábitos alimentares. Se essa pessoa se acostumou a comer fast-food diariamente desde a infância, isso é o que considera normal. Talvez chegue à idade adulta sem nem saber que tem um problema – essa é a fase chamada de “incompetência inconsciente”.

Por algum fato externo – resultados ruins em exames de saúde, por exemplo – esse alguém talvez descubra que comer fast-food diariamente não faz bem. O ponto em que se percebe a existência de um problema é chamado de “incompetência consciente”. O momento de tomar uma decisão sobre o que fazer agora que o problema é conhecido – nesse caso, mudar ou não a alimentação? – é o mais difícil. Enquanto ela não é estabelecida, nada muda.

Espiral de aprendizagem: fases 3 e 4

Se a escolha for por mudar o hábito, a pessoa inicia um processo de preparação. Passa a estudar alternativas e elaborar um plano de mudança. Essa fase é chamada de “competência consciente”, quando há um esforço consciente para resolver o problema. Nesse caso, é o momento em que a pessoa passa a pesquisar novas receitas mais saudáveis, substituir alimentos industrializados por outros naturais, entre outras ações.

Por algum tempo isso tudo demanda esforço. Mas conforme se acostuma à nova dieta, ela passa a ser algo natural. É quando chega a fase chamada de “competência inconsciente”, em que esse movimento deixa de ser difícil e se torna normal.

Espiral de aprendizagem: Aplique esse conceito nas suas finanças

Com as finanças, a espiral de aprendizagem funciona do mesmo jeito. Pense na aposentadoria. Um jovem de 25 anos talvez não se dê conta de que precisa guardar dinheiro para a velhice (incompetência inconsciente). Percebe essa necessidade ao ver a vida difícil de algum parente, que não economizou ao longo da vida e agora não tem previsão de parar de trabalhar (incompetência consciente). Começa a se interessar pelo assunto e passa, ainda com um tanto de esforço, a economizar um pouco todo mês (competência consciente) até transformar a poupança mensal de uma parte do salário em um hábito contínuo e pouco trabalhoso (competência inconsciente).

A espiral de aprendizagem foi apresentada por Martin Iglesias, vice-presidente do comitê de Educação de Investidores da ANBIMA (que mantém o Como Investir), durante uma palestra no seminário Como Investir, promovido pela Associação. Sua opinião sobre o assunto: “A maior parte dos problemas financeiros das pessoas são resolvidos apenas com as quatro operações básicas da matemática. Mas a postura em relação aos gastos, ao que se pode gastar e o quanto se deve poupar, isso não é matemática. É vontade, é decisão”. É, basicamente, aplicar a espiral de aprendizagem com atenção e dedicação!

 

Leia também:

Por que todos devem ter uma reserva financeira?

Qual o valor mínimo para começar a investir?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.