ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se você está pensando em diversificar seus investimentos em renda fixa, aí vai uma dica: aplicar em CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) pode ser uma boa alternativa.

Como o próprio nome diz, esse produto está ligado ao setor de agronegócio. Ou seja, ao aplicar em um CRA, o investidor está comprando um produto que tem como garantia dívidas de um grande produtor rural ou de diversos produtores, com objetivo de ajudar na expansão de seus negócios. Essa dívida pode ter sido originada de diversas formas, como a compra de um trator. O que tem atraído os investidores para esse produto é a isenção de IR e IOF para pessoas físicas.

Rentabilidade e riscos dos CRAs

Estes títulos geralmente são corrigidos pelo CDI, IPCA ou IGP-M, e indexados a um índice de inflação. Eles também podem ser prefixados. Os investidores podem receber a remuneração mensalmente, semestralmente ou ainda uma vez por ano, dependendo do título.

Os CRAs são emitidos por empresas não financeiras, chamadas de securitizadoras. Elas são responsáveis por comprar as dívidas dos produtos e as transformarem em papéis que podem ser negociados com investidores.

Uma informação importante: essa operação não é intermediada por nenhum banco, portanto o investidor não conta com o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), como acontece com CDBs (Certificados de Depósitos Brancários), por exemplo. Mas, caso a securitizadora enfrente dificuldades financeiras, o pagamento ao investidor não é prejudicado, uma vez que esses produtos ficam devidamente separados do patrimônio da empresa.

Mesmo que o interesse pelo investimento em CRAs tenha aumentado nos últimos anos, fica a dica: o ideal é planejar manter o título até o vencimento. Caso resolva vender antes, pode ter dificuldade de encontrar outro comprador, já que ainda não há muitas transações entre investidores (mercado secundário). Isso quer dizer que, se tiver pressa, pode precisar oferecer um desconto para o comprador e sacar um pouco menos do que havia planejado.

Como investir em CRAs

Atualmente, há opções de investimento em CRAs a partir de R$ 1 mil. Basta ter uma conta em uma corretora. É possível comparar as emissões, rendimentos e prazos. A fiscalização das securitizadoras fica por conta da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), reguladora do mercado que reúne, em seu site, as informações completas de todas as ofertas de CRAs.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.