ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Ao fazer negociações na bolsa de valores, nem todas as pessoas escolhem investir com foco no longo prazo. Afinal, também é possível realizar as operações de especulação, como é o caso do day trade. Porém, em um cenário de queda da bolsa, é preciso ter atenção redobrada, não é mesmo?

Isso porque a volatilidade e os riscos podem se tornar maiores nesses cenários. Assim, se você já pensou em buscar por ganhos com as oscilações de preços no curto prazo na bolsa de valores, precisa entender como se proteger.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá como funciona o day trade diante da queda da bolsa e o que fazer para se proteger!

Vem com a gente!

O que justifica a queda da bolsa de valores?

Em junho de 2022, a bolsa de valores brasileira (B3) sofreu a maior queda desde março de 2020. No sexto mês do ano, o Ibovespa — que é o principal índice do mercado de ações no Brasil — recuou 11,5%. Além disso, a bolsa encerrou o primeiro semestre do ano com um resultado negativo de 5,9%.

Um dos fatores que impactou o mercado brasileiro foi o aumento da volatilidade global causado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Você tem acompanhado notícias sobre o assunto? Um dos efeitos desse conflito foi o aumento no preço de diversas commodities, com destaque para o petróleo.

Isso porque a Rússia é uma das maiores produtoras mundiais de petróleo e gás natural. Com as sanções que os países da Europa e dos Estados Unidos aplicaram, a disponibilidade desses produtos no mercado mundial diminuiu e o preço subiu.

Esse cenário nos leva diretamente para o segundo motivo para a queda da bolsa: a alta da inflação. Com a alta do petróleo, toda a cadeia produtiva brasileira é impactada — afinal, o Brasil depende bastante do transporte rodoviário para as entregas de mercadorias.

Além disso, o país já vinha observando um aumento de preços motivado pelo cenário pós-pandemia de covid-19. Com o avanço dos preços, a Selic também começou a subir.

Essa é a taxa básica de juros da economia e funciona como um mecanismo de freio da inflação utilizado pelo Banco Central (Bacen). Quando a inflação supera a meta definida, é comum que haja um aumento da Selic para conter esse movimento. Interessante, não é?

Foi assim que a Selic saiu de 2% ao ano, no início de 2021, para mais de 13%, em 2022. Isso torna a renda fixa mais atrativa para o investidor, já que ela paga rentabilidades maiores oferecendo menos riscos.

Por outro lado, as empresas listadas na bolsa de valores sofrem com a redução do consumo e com o crédito mais caro — e muitas ações sofrem quedas. Você já reparou nesse movimento?

Como funcionam as operações de day trade nesse cenário?

Você já sabe que a queda da bolsa de valores acontece tanto por fatores externos quanto por fatores internos, não é mesmo? O fato é que, com esses resultados, o cenário se torna mais volátil — um movimento bem parecido com uma turbulência de avião, que ocorre por causa de uma tempestade.

Isso acontece porque é normal que os preços subam e desçam com mais frequência e mais intensidade, já que o cenário é de incertezas diante das perspectivas para a economia.

Para muitas pessoas, isso significa um sinal de alerta para manter o foco no longo prazo, buscando o retorno de dias ensolarados no mercado financeiro. Porém, outros encaram essa queda da bolsa como uma oportunidade para ganhar mais — como é o caso dos day traders. Você já ouviu falar sobre eles?

Os day traders são os especuladores que abrem operações de compra ou venda e que encerram o seu posicionamento antes do final do pregão. É o que acontece com quem escolhe comprar uma ação e realiza a venda dela antes do encerramento diário do mercado, por exemplo.

Em geral, o objetivo é aproveitar as flutuações de preços para ter lucros rápidos. Se o especulador acredita na queda de uma ação, por exemplo, ele pode se posicionar na venda — buscando ganhar dinheiro com o recuo da bolsa.

O plano, na prática, é vender um ativo (como uma ação) e recomprar por um preço menor — buscando rentabilizar o capital em um prazo bem curto. Esse lucro pode ser alcançado a partir da diferença entre os preços, caso a operação tenha sucesso.

Já se o trader acredita que o ativo pode se valorizar em um curto período, ele pode comprá-lo com o objetivo de fazer a venda no mesmo dia — também buscando por lucros diante da volatilidade do mercado. Bem simples de entender, né?

Quais os riscos de fazer day trade em um momento de incerteza na bolsa?

Agora que você sabe o que é fazer day trade, pode parecer que a alternativa é vantajosa e capaz de gerar bons resultados, não é mesmo? Foi acreditando nisso que, entre 2020 e 2021, cerca de 1 milhão de pessoas realizaram ao menos uma operação de day trade no mercado brasileiro.

No entanto, como essas são operações de curto ou curtíssimo prazo, o risco já é elevado mesmo quando o mercado apresenta uma tendência de alta. E, como você deve imaginar, os riscos se tornam ainda maiores diante da queda da bolsa e do aumento de volatilidade.

Isso ocorre porque, em um intervalo menor, o mercado se torna mais imprevisível e você fica mais exposto a esse cenário. E, assim como acontece com uma tempestade de verão, o tempo pode virar de repente — e as chances de perdas aumentam.

Com o mercado em queda, os riscos se tornam ainda mais significativos. É por isso que, em junho de 2022, o número de day traders no mercado brasileiro já tinha caído para 658 mil, segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Uma queda bastante expressiva, não?

Como se proteger dos riscos da especulação na bolsa de valores?

Como você viu, especular em um cenário de queda da bolsa envolve grandes incertezas e pode trazer riscos importantes para o seu processo de acumulação de patrimônio.

Por isso, antes de embarcar nessa possibilidade, você precisa considerar alguns cuidados e saber como se proteger. Que tal conhecê-los?

Primeiro, você deve analisar o seu perfil de investidor e a sua tolerância ao risco. Verifique se você efetivamente é capaz de suportar o sobe e desce diário do mercado e se isso faz sentido para os seus objetivos. Se você não estiver seguro sobre a alternativa, pode fazer mais sentido investir com foco no longo prazo.

Caso você decida operar no day trade mesmo com a queda da bolsa, é preciso acertar no gerenciamento de risco. É possível, por exemplo, definir um montante máximo que você está disposto a perder, pois esse patamar servirá como limite para interromper uma operação.

Também existem alguns mecanismos automáticos, como o stop loss, que permitem o encerramento automático das operações de especulação. Mas, mesmo que esse mecanismo ofereça mais segurança diante de um momento de alta volatilidade do mercado, nem sempre ele protegerá a sua carteira e o seu dinheiro.

Por esse motivo, é preciso avaliar se o day trade realmente faz sentido para você, combinado? Se você pretende manter seu capital um pouco mais seguro das oscilações do mercado e investir para alcançar metas e sonhos, uma dica é focar em investimentos de longo prazo.

Com eles, você pode investir na bolsa mesmo em momentos de volatilidade e reduzir os riscos do mercado nas suas operações. Afinal, quanto mais tempo o investimento tiver para amadurecer, menor será o impacto das oscilações de preço no seu portfólio. Interessante, não?

Neste artigo, você aprendeu que fazer day trade durante um período de queda da bolsa exige muito cuidado e tolerância aos riscos de perder dinheiro. Então não deixe de considerar os perigos dessa operação e continue seu aprendizado para embasar suas decisões no momento de investir!

Conhece alguém que opera day trade e que pode se beneficiar dessas informações? Compartilhe esta postagem em suas redes sociais!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.