ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se você já visitou a capital do Estado de São Paulo, é possível que em algum momento tenha passado pela avenida Brigadeiro Faria Lima. Ela é uma das principais avenidas da cidade de São Paulo e integra bairros importantes como Pinheiros, Itaim Bibi, Jardim Europa e Jardim Paulistano.

Nos últimos anos, a Faria Lima ganhou bastante relevância pelo crescimento empresarial e financeiro da região. Inclusive, houve um aumento no número de profissionais que trabalham com o mercado de investimentos, surgindo um dialeto que nem sempre é compreendido por quem não investe.

Que tal aprender os termos e jargões mais comuns do dialeto falado na Faria Lima? Então não perca a oportunidade de conferir este guia prático até o final!

Boa leitura!

Qual é a relação entre o mercado financeiro e a Faria Lima?

A história da Faria Lima começa na década de 1960. Na época, o prefeito da cidade de São Paulo era José Vicente Faria Lima. Ele queria construir uma avenida que ligasse os bairros de Pinheiros e Itaim Bibi. Para tanto, foi necessário derrubar mais de 100 prédios entre as regiões.

A obra, que seria chamada de Radial Oeste, não ficou pronta até a data do falecimento de seu idealizador (em 1969). No entanto, quando ela foi concluída, recebeu o nome de avenida Brigadeiro Faria Lima, em homenagem a ele.

A partir dos anos de 1980, o prefeito na ocasião, Paulo Maluf, promoveu a extensão da avenida e melhorias na região. Isso atraiu diversos escritórios e empresas das áreas de informação, comunicação, tecnologia e do setor financeiro.

Em 2009, a B3 (a bolsa de valores brasileira) extinguiu o pregão viva voz, tornando desnecessária a manutenção de escritórios e empresas de investimentos no centro da cidade — onde a bolsa está localizada.

Logo, muitas companhias migraram para regiões mais sofisticadas de São Paulo, como a Faria Lima. Isso tornou a região bastante relevante para o mercado financeiro e profissionais da área.

Quem são os “faria limers”?

Depois de aprender um pouco da história da avenida Faria Lima e a sua relação com o mercado financeiro, talvez você queira saber o que significa o termo “faria limers”. 

Como grandes multinacionais e empresas conhecidas migraram para a região da Faria Lima, muitos profissionais passaram a desenvolver as suas atividades por lá. Então, a localidade começou a ser frequentada por pessoas com um estilo de vida muito parecido.

Em 2019, a revista Veja São Paulo fez uma reportagem sobre os trabalhadores e frequentadores da Faria Lima, usando a expressão “faria limers” para se referir a eles. Em geral, ela mencionava a rotina de pessoas privilegiadas, com altos salários e bastante poder aquisitivo.

A matéria viralizou nas redes sociais, gerando muita repercussão, piadas e memes (brincadeiras de internet). Embora, na ocasião, o termo tenha sido motivo de chacota, até hoje ele é usado para se referir às pessoas que trabalham na região ou têm o estereótipo mostrado na reportagem.

Quais são os principais termos falados na Faria Lima?

Considerando que muitas das companhias e escritórios presentes na Faria Lima estão relacionados ao setor dos investimentos, rapidamente foi criado um dialeto próprio baseado em termos usuais do mercado financeiro.

Confira os mais conhecidos e utilizados, bem como os seus significados!

Agulhada

A chamada agulhada é uma expressão usada na especulação, em que se faz a leitura do mercado por meio de gráficos (análise técnica). Ela normalmente acontece quando ocorre o cruzamento de médias móveis (indicadores usados para acompanhar os preços de um ativo ou derivativo), seguindo características específicas.

Ativo

Ativo (financeiro) é um termo usado para os investimentos negociados no mercado. Por exemplo, título de dívida, ações, brazilian depositary receipts (BDRs), cotas de fundos imobiliários (FIIs), cotas de fundos de índice (ETFs), entre outros.

Bater e tomar

No mercado, quando se fala em bater, isso quer dizer que o especulador (ou trader) vendeu o ativo ou derivativo no melhor preço ofertado. Já tomar significa a operação oposta, qual seja, realizar a compra em seu melhor preço.

Comprado

O uso do termo comprado faz referência à posição assumida pelo investidor ou trader no mercado. Quando se diz que ele está comprado, isso significa que o investidor está atuando na ponta compradora. Ou seja, ele já possui uma posição no ativo em questão.

Follow up

Em tradução do inglês, a expressão follow up significa acompanhar, sendo usada para manter um investimento ou posição sob vigilância. E não confunda esse termo com follow on (oferta subsequente), que se refere a emissão de novas ações ou cotas por uma empresa ou fundo, beleza?

IPO

IPO é a sigla para initial public offering ou oferta pública inicial, em português. Trata-se de um procedimento realizado pelas companhias e fundos que decidiram abrir o seu capital na bolsa de valores, lançando para o mercado as suas primeiras ações ou cotas.

Pedra

Normalmente essa expressão é utilizada para dizer que uma ordem de compra ou venda ainda não foi executada. Isto é, ela não gerou o interesse de nenhum comprador ou vendedor até o momento, ficando “na pedra” — o que significa que ela permaneceu no livro de ofertas da alternativa operada.

Player

O termo player pode ser usado para se referir a qualquer participante do mercado. Ele é bastante utilizado quando se fala da atuação de uma instituição financeira, mas também pode estar relacionado a instituições não financeiras, governamentais, pessoas físicas etc.

Raspar

A utilização da palavra raspar diz respeito à ação de um player comprar todos os lotes publicados no livro de ofertas em um determinado nível de preço. Geralmente, isso é feito quando o participante tem urgência em executar uma determinada quantidade de ordens.

Vendido

Contrário à operação comprada, operar vendido significa que o trader está atuando na ponta vendedora. Nesse sentido, ele está posicionado na venda, para se beneficiar de eventual queda no mercado.

Violinada

Violinada também é um termo usado no contexto da especulação. Ele se refere a um movimento em que os preços subiram ou desceram, voltando para o patamar anterior muito rápido. Isso faz alusão ao movimento do arco do violino, que sobe e desce para fazer o som do instrumento.

Após conferir alguns dos termos mais usados na Faria Lima, você não ficará tão perdido quando estiver conversando com um faria limer. No entanto, é válido continuar estudando e aprendendo mais conceitos do mercado, especialmente se você deseja investir ou especular, combinado?

Quer aprender o significado de expressões em inglês encontradas no mercado financeiro? Então aproveite e desvende os principais termos em inglês da bolsa de valores!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.