No novo episódio do podcast #VaiFundo, especialistas falam sobre fundos de cripto, explicam a regulação e a autorregulação desse mercado e ressaltam riscos e vantagens do investimento
Todo dia saem notícias sobre criptoativos: o lançamento de uma nova moeda digital, o vaivém vertiginoso do bitcoin, aplicações inusitadas da rede blockchain, a transformação de um ativo do mundo real em “token”. Tudo isso é muita informação a ser analisada, né?
Para ajudar você a entender este universo, já está no ar um novo episódio do nosso podcast #VaiFundo, que explica tudo o que você precisa saber sobre os investimentos em fundos de ativos digitais. Nossa gerente de Representação de Gestão de Recursos e Serviços Fiduciários, Tatiana Itikawa, recebeu Nicole Dyskant, chefe global de Compliance Jurídico da Hashdex, e Glauco Cavalcanti, sócio-fundador e CEO da BLP Asset, para um bate-papo descontraído e com uma linguagem acessível a todos.
Eles explicaram como funcionam os fundos que têm criptoativos na carteira e para quais investidores e objetivos são indicados.
Um ponto importante que os especialistas ressaltaram é que é preciso ter cuidado redobrado quando se fala em ativos digitais, principalmente em relação à guarda dos investimentos, a chamada custódia, de forma a evitar fraudes virtuais.
O episódio também mostra como os criptoativos podem contribuir para a tarefa de diversificar os investimentos. “Nos fundos de cripto, o investidor pode ter exposição a uma cesta de ativos, o que ajuda na diversificação”, comentou Dyskant.
As iniciativas de autorregulação do mercado, nossa tarefa aqui na ANBIMA, também estão lá no podcast. Vale destacar que essas ações hoje envolvem boas práticas, considerando o ponto de vista do investidor. Isso inclui cuidados com riscos e reforço das vantagens do produto.
Os criptoativos são uma nova fronteira para o mercado financeiro, o que inclui os fundos de investimento. Mais ou menos como foi a Internet no começo dos anos 2.000. “Estamos vivendo uma revolução tecnológica como poucas vezes acontece na História, e ela vai transformar toda a economia. Os mercados estão tendo que se adaptar”, ressaltou Cavalcanti. Assim, vale a pena acompanhar de perto este segmento do mercado!
Você pode acessar o podcast aqui na nossa página e nas principais plataformas de áudio: Spotify, Spreaker, Deezer, Iheartrádio, Podcast Addict, Podchaser e Google Podcasts.
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.