ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

A sopa de letrinhas do mercado financeiro ganhou mais uma sigla: a LIG (Letra Imobiliária Garantida). Desde novembro, o registro desse investimento passou a ser liberado pela B3. A partir de agora, a aplicação começará a aparecer na prateleira de bancos e corretoras. Afinal, o que é a LIG? Como funciona? Preparamos um guia com as informações sobre essa nova modalidade de investimento.

O que é a LIG?

Como já falamos, a LIG é a sigla para Letra Imobiliária Garantida. Então, como o próprio nome sugere, trata-se de uma aplicação financeira atrelada ao mercado imobiliário, assim como existem outros investimentos ligados ao setor, caso de LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).

O investimento é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras, inspirado nos chamados “covered bonds”, que são papéis com cobertura garantida muito comuns em países europeus, por exemplo. Essa cobertura é semelhante a do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), com a diferença de que não tem limite.

Dupla garantia

A principal vantagem da LIG é a dupla garantia: além da segurança da instituição financeira que emitiu os títulos, a aplicação é coberta por uma carteira de financiamentos imobiliários, que fica separada do patrimônio do banco. Ou seja, caso o banco emissor do papel quebre e dê calote, esse conjunto de créditos imobiliários vai honrar o compromisso de pagamento aos investidores.

Por que é vantajoso investir em LIG?

Além da dupla garantia, uma característica que faz parte apenas da LIG, outra vantagem de aplicar nessa nova modalidade de investimento é que o papel, assim como LCI e LCA, é isento de IR (Imposto de Renda) para pessoas físicas.

Com isso, o rendimento líquido pode ser bem atraente comparado a outras aplicações. Isso porque CDB, fundos e títulos públicos têm mordida do Leão pela tabela regressiva: as alíquotas de IR diminuem com o tempo – começam em 22,5% e caem até 15%.

Além disto, a LIG pode ser atrelada a diversos índices (pré e pós-fixados) ou até à variação cambial. Isso significa que o investidor tem mais opções na hora de escolher o produto.

Dá para resgatar a qualquer momento?

Com vencimento mínimo de dois anos, a LIG tem um prazo de carência de 12 meses. Isso pode fazer com que o investidor tenha de esperar esse período caso precise sacar o dinheiro aplicado. Portanto, esse tipo de investimento não tende a ser indicado para quem precisa de liquidez imediata ou pretende resgatar o dinheiro em um horizonte mais curto.

Onde comprar LIG?

Da mesma forma que outros títulos como CDB, LCI e LCA, a LIG será emitida por bancos, mas também podem ser compradas por meio de corretoras ou distribuidoras. O valor mínimo para investir varia conforme a instituição financeira. Vale a pena pesquisar.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.