ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Nos últimos anos, sustentabilidade virou um termo conhecido. Nada mais justo. É fundamental que todos aprendamos a viver em harmonia com o planeta, para garantir, entre outras coisas, que continue havendo meio ambiente disponível para a humanidade daqui a algumas décadas. E se você já parou para estudar um pouquinho sobre o tema, deve ter ouvido falar dos famosos “5 Rs da sustentabilidade”. São princípios simples que nos ajudam a entender como fazer a nossa parte na luta pela preservação da natureza. Eis eles: repensar, reduzir, reutilizar, reciclar e recusar. 

Mas talvez você não tenha se dado conta de como colocar os “5 Rs da sustentabilidade” em prática pode ajudar também o seu bolso! Pois é a mais pura verdade. Quer saber como? Como Investir explica! 

Repensar 

Quando o assunto é sustentabilidade, a sugestão de repensar os hábitos de consumo está ligada ao desperdício de recursos físicos: quem compra por impulso gasta mais plástico, mais couro, mais vidro, mais tudo. Ocorre que repensar também tem um impacto enorme no seu bolso. Evita o desperdício de recursos financeiros. Então, mãos à obra. Experimente o seguinte: na próxima vez que parar em frente a uma vitrine e ficar morrendo de vontade de comprar aquele tênis novo, ou aquela blusa linda, dê um tempo. Em mais uma volta pelo shopping, pergunte-se se realmente o item é necessário. Você vai se surpreender com o número de vezes em que a resposta é não. 

Reduzir 

Para proteger o meio ambiente, é preciso efetivamente reduzir o consumo, dando preferência a produtos que durem mais. Você já pensou em quanto poderia poupar adotando esse hábito? Você pode se manter muito bem vestido mesmo que opte por roupas com design atemporal – e, assim, evitar ter de trocar todo o guarda-roupa a cada estação, acompanhando as trocas das coleções das lojas. E que tal voltar a levar seus eletrodomésticos para o conserto, em vez de comprar um novo quando o antigo quebrar? Talvez seja complicado aplicar esse princípio a todas as esferas da sua vida, mas algum esforço pode fazer uma tremenda diferença no ambiente e no seu bolso. 

Reutilizar 

Ao repensar e reduzir seu consumo, é mandatório começar a reutilizar os produtos. Para a natureza, o benefício disso é evitar a extração da matéria-prima necessária para fazer novos itens. Para o seu bolso, bem, nem é preciso explicar muito, não é? Um exemplo clássico é o material escolar. Os lápis de cor, as canetas, as mochilas, os estojos – tudo isso pode ser tranquilamente reutilizado pelas crianças no ano seguinte. E que tal dar preferência para produtos com embalagem reutilizável? Você certamente pagará menos pelos refis do que por um frasco novo. 

Reciclar 

Você já pensou no impacto que o simples fato de separar o lixo da sua casa em dois grandes grupos – recicláveis e não recicláveis – pode causar no meio ambiente? Produtos reciclados exigem menos água e energia no processo de fabricação, o que é bom para todo mundo. E nas suas contas, isso também pode fazer a diferença. Existem várias iniciativas que dão benefícios financeiros a quem recicla. Há supermercados que oferecem bônus nas compras para quem levar embalagens vazias para reciclar. Vale ou não vale a pena? 

Recusar 

Para evitar a degradação da natureza, uma orientação usual é recusar produtos que sejam prejudiciais a ela. Por que não adotar o mesmo princípio para o seu bolso? Se o crédito tem juros abusivos, recuse. Se as condições do investimento são obscuras, recuse. Se o consultor está tentando empurrar alguma coisa para cumprir uma meta pessoal de vendas, recuse. Não abra mão da tranquilidade nas suas contas. Há inúmeras outras opções de produtos financeiros disponíveis por aí – não é preciso escolher justamente as que podem prejudicar você. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.