Com certeza você já esteve em alguma situação em que teve aquela sensação de “isso não é para mim”. Sabe como é? Pois na hora de investir, isso também pode acontecer, o que não é nada agradável, certo? Para evitar esse problema é que existe o suitability.
A palavra é meio esquisita, mas a ideia é simples: com essa ferramenta você pode descobrir em detalhes qual é o seu perfil de investidor. Isso vai ajudar a saber quais são os tipos de fundos de investimento mais adequados para você.
O suitability é uma espécie de mapa com todas as coordenadas que são importantes para você como investidor. Ele leva em conta quanto você pretende ter de rentabilidade, por quanto tempo pode esperar para alcançar esse resultado e quanto você “aguenta” perder, ou seja, a sua tolerância ao risco.
Conhecer seu perfil de investidor é o melhor ponto de partida para a jornada com os fundos de investimento.
Imagine que você seja mais conservador, que não goste de pensar em perder dinheiro. Um fundo com estratégia ousada e investimentos exóticos, por exemplo, não deve ser a melhor pedida para o seu perfil, mesmo que ele tenha chances de dar uma rentabilidade maior.
Sabendo qual é o seu perfil fica mais fácil encontrar o melhor fundo para suas necessidades como investidor. Também ajuda a evitar frustrações e experiências ruins com investimentos.
O suitability chega até você em formato de questionário, como se fosse um teste com perguntas e múltiplas respostas. É curto e fácil de responder. Essas questões são montadas para garantir um levantamento detalhado de suas características quando se trata de investir.
Esse questionário tem o objetivo de analisar:
Para dar uma ideia mais concreta, o questionário de suitability tem perguntas como “em um cenário de crise e queda da rentabilidade dos seus investimentos, qual percentual da sua carteira você aceitaria perder?”. Caso a resposta seja “nenhum”, fundos de maior risco não se alinham ao seu perfil.
Por falar em perfil, os resultados do teste do suitability dividem os investidores em pelo menos três tipos:
Com base no questionário de suitability, entre os milhares de fundos de investimento do mercado brasileiro, certamente você vai encontrar pelo menos um que se adapta direitinho ao seu perfil.
É importante lembrar que os bancos e corretoras que trabalham com fundos de investimento são obrigados a aplicar o teste de suitability. Quem manda é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o órgão que regula e fiscaliza esse mercado no Brasil. A intenção é zelar pelo patrimônio dos investidores.
Como o mundo muda e a gente também, o questionário tem que ser reaplicado de tempos em tempos. Assim dá para você sempre optar por investimentos que melhor se encaixam aos diferentes momentos da sua vida.
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.