ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Investir em um planejamento financeiro para viajar é a chave para curtir momentos incríveis e tranquilos e sem imprevistos que possam arruinar o passeio. Programar passo a passo da viagem é uma forma de garantir de que você realizará os passeios que almeja, conhecerá os restaurantes e baladas que deseja… E ainda se prevenir de possíveis inconveniências, tendo certeza de que está fazendo os melhores negócios e preservando sua vida financeira, evitando dívidas que podem comprometer o orçamento após a sua volta.

Entre os passos para fazer um planejamento financeiro para viagens estão: escolher o destino com sabedoria, estimar os gastos que terá no período, definir um orçamento e economizar no dia a dia para tornar seu sonho realidade.

Ficou interessado em aprender a fazer o seu planejamento para viajar? Confira as 7 dicas especiais que preparamos para você!

1. Escolha o destino

O planejamento financeiro para uma viagem começa na escolha do destino. Para programar o passeio sem comprometer sua vida financeira é essencial escolher um local que todos queiram conhecer e que, ainda assim, não tenha um custo muito acima do que as finanças da família permitem.

Para acertar na escolha do lugar, leve em consideração pontos como: preço das passagens ou do deslocamento, hospedagem e passeios que gostaria de fazer no destino. Se o objetivo for uma viagem para o exterior, entre os itens que não podem faltar estão o valor da moeda local e possíveis taxas e impostos cobrados.

A definição do destino deve prever ainda aspectos particulares que podem acarretar outros custos. Quem optar por esquiar em Bariloche, por exemplo, deve considerar o gasto com a aquisição ou o aluguel de roupas e acessórios específicos para o clima e para a atividade.

2. Defina o período

O período em que gostaria de viajar é outro ponto importante no planejamento financeiro. Para gastar menos, quem tem flexibilidade de data, o ideal é optar por meses fora da alta temporada. Além dos preços estarem mais baixos, as atrações turísticas ficam mais vazias e com melhor atendimento.

Apesar de vantajoso, viajar na baixa temporada nem sempre é possível, principalmente no caso de quem tem filhos em idade escolar. Caso precise viajar nos períodos de férias de janeiro, julho ou no final do ano, considere pesquisar preços e fazer reservas com antecedência. Assim, você não corre o risco de pagar mais ou deixar de fazer algum passeio por conta de ingressos esgotados.

3. Use suas milhas

O deslocamento é outro ponto importante do planejamento financeiro para viajar. Afinal, é preciso saber quanto custará chegar até o destino definido. Uma opção é usar suas milhas para economizar na passagem aérea. Para isso, faça uma pesquisa e veja quantas são necessárias para comprar os tíquetes que precisa.

Caso suas milhas não sejam suficientes para cobrir o valor total da passagem é possível, ao menos, conseguir um desconto. Para gastar ainda menos, não deixe de programar alertas de preço para encontrar os melhores valores em diversas companhias aéreas — escolha a data ou mês em que deseja viajar e receba o aviso por e-mail.

Ao criar o planejamento de viagem, considere ainda os deslocamentos que serão necessários quando já estiver no local de destino. Se você for para uma localidade onde pretende visitar pontos distantes entre si, pode ser vantajoso alugar um carro, por exemplo.

4. Estime os gastos da viagem

Não é à toa que o planejamento é um dos hábitos financeiros mais importantes. Ao colocar no papel todos os pontos e estimar os gastos que terá ao viajar, fica mais fácil saber quanto precisa economizar para tornar o que deseja realidade.

Assim que escolher seu destino, faça uma previsão de despesas diárias durante o período da viagem. É importante considerar categorias como alimentação, transporte, passeios turísticos, hospedagem e possíveis compras. Use a internet a seu favor para fazer uma estimativa de gastos que esteja próxima da realidade. Tudo isso é essencial para saber quanto precisará separar das suas receitas para fazer uma viagem incrível, sem prejudicar seus gastos rotineiros.

5. Defina um orçamento

Com a estimativa de gastos em mãos, defina, por fim, seu orçamento de viagem. Nesse documento, você determina o teto máximo de quanto pode gastar em cada categoria, considerando suas possibilidades financeiras. Seu orçamento deve prever inclusive uma quantia para despesas com lembranças para amigos e parentes etc.

O orçamento de viagem permite ainda avaliar se é mais indicado ir por conta própria ou investir na contratação de uma agência que cuide de tudo. Como você sabe quanto precisará gastar para viajar, poderá identificar se o valor cobrado por um pacote em empresa especializada vale a pena.

6. Economize no dia a dia

Com o orçamento de viagem em mãos, é hora de mexer nas suas despesas do dia a dia para saber onde é possível economizar, a fim de guardar o valor que precisa para viajar. Você pode reduzir despesas em praticamente todas as áreas do orçamento. No entanto, é melhor começar sempre pelas categorias relacionadas às despesas variáveis — como compras, cinema, bares e restaurantes. Ter um objetivo, motiva a passar por todo o orçamento e refletir sobre os gastos que são realmente necessários. Mesmo pequenas despesas podem fazer a diferença no final do mês.

7. Faça um investimento

Economizar e poupar dinheiro para a viagem é importante, mas é possível ir além. Use os rendimentos do dinheiro aplicado a seu favor. Para isso, faça um investimento em algum produto que proporcione rentabilidade e, também, segurança. Outro ponto de atenção é garantir que seu dinheiro está investido em uma instituição confiável.

É essencial optar por investimentos que ofereçam liquidez, afinal, você terá que retirar parte do dinheiro pouco a pouco para arcar com os vários aspectos da viagem. Por isso, fique atento aos prazos estabelecidos para se certificar de que terá o valor disponível na hora de

comprar as passagens, reservar a hospedagem e para as despesas de consumo durante a viagem, antes de arrumar as malas.

Aposte no planejamento financeiro para viajar e garanta que os seus momentos de lazer não afetarão as finanças na volta do passeio!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.