ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

 

Essas palavras não parecem muito amigáveis, não é mesmo? Muitas vezes, deixamos de aprender o que termos assim significam por causa desse estranhamento que eles causam logo de cara. Mas é por isso que estamos aqui! Vamos explicar cada um deles de um jeito fácil, sem rodeios, para você ficar cada vez mais familiarizado com a linguagem dos investidores. Confira:

 

Precificação

Cada produto de investimento tem um preço, um valor que você paga quando quer investir. A precificação é o cálculo do valor deste produto ao longo do tempo. Por isso, quando você compra um produto ele tem um preço, quando você consulta dias depois tem outro e assim por diante!

 

Volatilidade

É quanto os preços dos produtos sobem e descem (oscilam) durante um certo período de tempo. É uma medida de risco: quanto mais um produto oscila, mais volátil ele é e, consequentemente, mais risco ele têm – mas também, no final, pode ter mais ganhos!

 

Spread

Existem vários tipos de spreads, mas o mais conhecido é o bancário. Nada mais é do que a diferença entre o quanto o banco cobra de juros de quem faz um empréstimo e o quanto paga de juros, isto é, de rendimento, para quem compra um produto deles.

 

Variação cambial

É o quanto o preço de uma moeda estrangeira (taxa de câmbio) sobe ou desce em um determinado tempo.

 

Quanto mais você entende o ‘economiquês’, mais fácil fica tomar decisões com o seu dinheiro. Por isso, toda semana explicaremos novos termos do universo financeiro. Fique ligado nas nossas publicações!

E, sempre que precisar tirar alguma dúvida, já sabe: é só procurar aqui no Como Investir!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.