Pode parecer clichê, mas a tecnologia realmente mudou o mundo dos investimentos. O home broker facilitou as operações e tornou-se mais simples ter uma conta em corretora de valores. Com essa democratização, mais opções surgiram, e com isso, mais dúvidas quanto a escolha mais acertada ao fazer aplicações financeiras. Nesse cenário inovador, existem ainda os robôs consultores (robo advisor).
A ideia é automatizar serviços financeiros como consultorias e transações, e simplificar o gerenciamento da carteira de investimentos. Isso acontece por meio da definição do grau de risco a que o investidor está disposto a tolerar e de outras variáveis. A partir delas, o robô sinaliza o melhor portfólio e opções financeiras supostamente adequadas ao seu perfil.
Será que esses bots realmente valem a pena? Como funcionam? Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar esse recurso? Vamos explicar melhor as alternativas neste post.
O que são os robôs consultores (robos advisor)?
Os robôs de investimento são programas especializados em gerenciar e alocar os recursos do investidor. Esse processo é feito por meio de algoritmos, ou seja, sequências lógicas, que isentam a necessidade de intervenção humana em grande parte dos processos.
Funciona da seguinte forma: ao utilizar um robô investidor, você terá que responder a algumas perguntas para determinar seu perfil de investidor (processo também conhecido como suitability). A partir disso, será delimitado o seu grau de tolerância a riscos e outras características, como situação financeira, objetivo de investimento e conhecimento sobre os riscos relacionados, a fim de identificar se é mais conservador, moderado ou arrojado. Depois de configuradas suas preferências, o robô recomendará uma carteira de investimentos, com indicações das melhores opções do mercado de capitais para o seu perfil, e executará as operações de compra e venda dos ativos, a fim de manter a carteira sempre balanceada e otimizar os rendimentos. Assim, dentro do percentual estabelecido, você amplia seus investimentos em outras modalidades, por exemplo, no mercado de ações.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que disciplina e fiscaliza o mercado de valores mobiliários, é a responsável por regulamentar a atividade de consultoria e gestão de ativos por meio de sistemas automatizados ou algoritmos.
Como funcionam os robôs consultores (robos advisor)?
Muita gente opta pelos bots para diversificar seus tipos de investimentos e automatizar a remuneração das aplicações financeiras. No entanto, surgem várias dúvidas sobre o uso desse recurso.
Uma delas é sobre a necessidade de entender sobre programação de computadores para realizar um investimento. Esses programas trabalham com linguagens específicas, mas que você não precisa saber nada sobre elas. Os dados são recebidos e processados de acordo com a configuração. Assim, os algoritmos calculam e acompanham os movimentos de mercado para definir a melhor forma de alocar os recursos.
Por isso é tão necessário preencher um questionário para determinar o perfil de investidor. A partir da estratégia de investimento estabelecida, o robô vai ajudar no rebalanceamento da carteira, isto é, se o percentual de renda fixa está acima do percentual recomendado, ele sugere vender parte dela e alocar na renda variável, e vice-versa.
Outro fator importante é seu poder de decisão e controle sobre o capital. Isso significa que, se o robô consultor tomar uma atitude que vai contra o que deseja, você tem a oportunidade de aceitar ou não.
Se você se interessou, o próximo passo é abrir uma conta em uma corretora de valores parceira do robô consultor e transferir o dinheiro que pretende aplicar. O resto será decidido pelo algoritmo. A partir da definição do perfil, serão apresentados os pacotes de investimentos. Com isso, você acompanha as aplicações realizadas, sua evolução, os rendimentos obtidos e mais.
Quais tipos de robôs existem?
Há duas principais categorias. Cada um deles tem uma forma de programação diferente, o que leva a peculiaridades diversas.
Robo advisor
Permite aplicar o dinheiro em várias classes de ativos. É uma boa alternativa para diversificar sua carteira de investimentos sem despender muito tempo nessa empreitada. Isso porque você fornece informações para definição do seu perfil e tolerância ao risco, e o robô auxilia na escolha do melhor ativo ou na gestão da sua carteira. Por suas características, os robôs advisor são indicados para quem poupa dinheiro e visa ao longo prazo.
Robô trader
Foca na automação de estratégias de investimentos na bolsa de valores. Muitas vezes, está embasada em análises técnicas, com o intuito de identificar tendências de ganho a partir da variação do preço das ações. O robô consultor assegura a realização das operações no prazo programado. Você pode adotar uma estratégia pronta ou criar a sua. Por isso, é uma opção indicada para quem tem conhecimento no mercado financeiro e sabe como prefere investir. Oferece mais liberdade de gerenciar o dinheiro disponível para aplicação na bolsa de valores.
Quais as vantagens e desvantagens de investir com um robô?
Os robos consultores (robos advisor) facilitam o acesso às aplicações financeiras, porque fornecem indicações de ativos para formar sua carteira de forma rápida e de acordo com o perfil do investidor. Com isso, o principal benefício é poder economizar tempo no acompanhamento da performance dos ativos e ter de definir a opção mais adequada.
Como você configura as preferências de acordo com seu perfil e objetivos, tem à sua disposição serviços que podem te ajudar no processo de escolha e alocação. Além disso, pelo fato de o robô consultor usar parâmetros matemáticos e racionais, ele não se deixa levar pelas emoções nos momentos de tomada de decisão.
Por outro lado, é preciso tomar alguns cuidados. O robô consultor é uma opção válida, mas é preciso que você tenha algum conhecimento sobre o tema. Conhecer o mercado financeiro ainda é a melhor alternativa para potencializar seu retorno e tomar decisões inteligentes.
Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.