ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Aposto que você, alguma vez na vida, já pagou por um seguro de celular. Do carro então nem se fala! Pagou e só saiu da garagem quando recebeu um aviso formal do seu corretor de que estava tudo certo. Pode ser também que tenha ficado receoso com o roubo da casa do vizinho e finalmente fechou aquele seguro residencial que o seu gerente do banco tanto ofereceu.

Mas também aposto que para o seguro de vida você não deve ter dado bola. O recebimento de uma indenização caso você morra, sem dúvidas não é o melhor approach para uma venda. Há muito tabu em torno desse produto, que faz parte do planejamento financeiro.

 

 Quem deve fazer um seguro?

“Se a pessoa é provedora financeiramente de alguém, deve considerar fazer um seguro de vida. Caso ela falte um dia, os dependentes não passarão por privações, nem terão que diminuir o padrão de vida”, explica Angela Assumpção, planejadora financeira pessoal.

O caso clássico são os pais de família, ainda em fase de formação de patrimônio, que querem garantir um futuro promissor para os filhos. Mas, em tempos de envelhecimento da população no Brasil e no mundo, aqueles que ajudam os pais financeiramente também devem pensar na possibilidade. “Será que os herdeiros terão o mesmo comprometimento que você com seus pais? Essa é uma pergunta que deve ser feita”, diz Angela. O seguro de vida não entra no inventário, então o dinheiro vai direto para quem você eleger como beneficiário, o que facilita bastante o recebimento.

Para todos os bolsos

Existem apólices para todos os bolsos e todo tipo de cobertura no mercado. A maioria delas considera a idade do segurado, a cobertura desejada e o risco. Há seguros com custos mais acessíveis, como R$ 30 por mês, por exemplo. E há outros milionários também. Alguns pagam o benefício apenas no caso de morte do titular, e outros incluem na cobertura desde a possibilidade de invalidez até o diagnóstico de doenças como o câncer. A melhor forma de encontrar o que se adequa à sua necessidade é batendo um papo com um corretor especializado ou um planejador financeiro pessoal.

“Se a mãe de família é provedora com 70% da renda em casa e o pai com 30%, por exemplo, eles podem fazer seguros proporcionais. O da mãe terá uma cobertura mais ampla do que o do pai”, fala Angela.

Seguro não é investimento

É sempre importante lembrar que seguro é uma garantia e não um produto de investimento. Não há como comparar. “O seguro é uma garantia e não um patrimônio. Você paga, neste caso, pela tranquilidade”, afirma a planejadora.

LEIA TAMBÉM

Quanto custa ter um pet?

Dicionário de Investimento: cotação, câmbio e suas variações: o que significam?

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.