ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Essa é uma pergunta importantíssima para qualquer investidor, mas que só pode ser realmente respondida com a compreensão de três conceitos essenciais: rentabilidade nominal, líquida e real. Veja a seguir como esses conceitos funcionam e como aplica-los no seu processo de decisão de investimentos.

Rentabilidade nominal

É o valor bruto que seu investimento rendeu em um determinado período. Conhecer a rentabilidade nominal de um investimento é simples, pois ela normalmente é informada pela sua instituição financeira.

Rentabilidade líquida

A rentabilidade líquida é a rentabilidade nominal depois de descontados os custos do investimento, ou seja, impostos e taxas. A calculadora do Tesouro Direto já traz tanto a rentabilidade bruta quanto a rentabilidade líquida do seu investimento. Mas se você não estiver investindo em Títulos Públicos, terá que fazer os cálculos para saber o impacto dos custos no seu rendimento e, assim, conhecer sua rentabilidade líquida.

Rentabilidade real

A rentabilidade real é quanto a sua aplicação rendeu depois de descontada a variação da inflação. É comum no mercado financeiro, dizer que essa é a rentabilidade que realmente vale a pena ser considerada, pois é ela que vai garantir o aumento do seu patrimônio. Se seu investimento render exatamente o valor da inflação, sem nada mais de rentabilidade real, significa que você manteve o seu poder de compra, ou seja, você compra com o seu dinheiro hoje, a mesma coisa que comprava antes de aplicá-lo. Se ele render menos do que a inflação, você perdeu poder de compra.

Para analisar se sua aplicação teve ou não uma rentabilidade acima da inflação, você deverá primeiro escolher um índice de inflação para usar como referência. O IPCA é o mais usado, mas há outros. Uma vez que você conheça o valor da inflação poderá fazer as contas e comparar com o seu rendimento nominal para ver se sua performance foi superior ou inferior.

Resumindo

Os três conceitos que apresentamos nessa página são importantes para o investidor. Por isso, entenda como você pode usar esses conhecimentos e dedique-se para aprender bem cada um deles:

Mais sobre esse assunto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.