ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Quem não espera ansioso um dinheiro extra, como uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados), um bônus ou qualquer gratificação financeira no trabalho? Fazemos mil planos antes mesmo de ver o saldo mais gordinho no banco. Mas fique ligado: é muito fácil gastar tudo e não se dar conta de onde foi parar o dinheiro. Confira abaixo algumas dicas para você não cair em cilada.

 

Melhor investimento é não ter dívidas

Antes de marcar uma viagem, encomendar um unicórnio ou comprar aquele item que você vem desejando há um tempo, olhe com cautela para as suas contas. Caso tenha alguma dívida em aberto, como um parcelamento ou empréstimo, aproveite a entrada desse dinheiro para quitá-la. “Na maioria das vezes, vale a pena quitar ou abater o saldo devedor. Os contratos trabalham com juros pro-rata, ou seja, em caso de antecipação, os juros embutidos nas parcelas são descontados do saldo que vai ser antecipado”, explica Paula Sauer, planejadora financeira. Para ela, você dificilmente encontrará investimentos com rendimentos superiores aos juros cobrados em empréstimos.

Quanto guardar

Segundo o planejador financeiro Fabiano Calil, é recomendável guardarmos mensalmente 20% do nosso salário. Isso significa que os outros 80% ficam para pagarmos nossas contas e passarmos o mês. Quando recebemos uma gratificação, o raciocínio é o inverso. “O ideal é gastarmos 20% e guardamos 80%”, explica Calil. Mas por que não guardar tudo? Para ele, essa parcela de gasto é importante. “Poupar 100% pode desestimular você a se esforçar pelo dinheiro e até fazer perder o gosto pelo bônus”, explica.

Você tem dinheiro guardado? É recomendável ter sempre de seis a 12 meses do seu rendimento médio atual. É o que chamamos de reserva financeira. Antes de investir seu bônus em qualquer produto, é importante que você tenha esse valor para qualquer imprevisto e para garantir suas contas pagas caso perca sua renda inesperadamente. Se você não tem, este é o momento! As aplicações devem estar em produtos sem carência para resgate e com liquidez diária, assim, quando for preciso, o valor estará rapidamente na sua conta. Além disso, deve ser um produto conservador, ou seja, menos impactado pelas altas e baixas do mercado. Títulos públicos, CDBs de liquidez diária e fundos de renda fixa são bons investimentos para você fazer a sua reserva financeira.

Veja o que é melhor para você

Pronto. Você tem sua reserva, separou um dinheiro para gastar e vai aplicar o restante do seu bônus. “Não existe ‘o melhor investimento’; o que se deve buscar é o melhor investimento para você, de acordo com a sua história financeira e suas expectativas reais em relação ao futuro”, afirma Paula. Se quer guardar dinheiro para comprar uma casa daqui a cinco anos, você não deve aplicar no mesmo investimento que o seu amigo que deseja fazer um intercâmbio no ano que vem. “Não pense no seu dinheiro em ‘partes’, pense no todo e o divida de acordo com o prazo e seus sonhos”, explica Paula.

 

LEIA TAMBÉM:

4 dicas para você driblar o impulso de comprar

Como escolher bem o que fazer com o FGTS

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.