ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

A moda, a publicidade, as opções de pagamento. Não se engane, tudo isso procura despertar nas pessoas – inclusive em você – a vontade de comprar. Nada de errado com isso, até o momento em que as aquisições sucessivas, inclusive de itens que não são fundamentais, começam a incomodar e a pesar no bolso.


Síndrome de Becky Bloom? Então leia nossas dicas.
A compulsão por compras pode destruir a vida financeira, além de também causar prejuízos sociais e familiares. Mas há formas simples e bem objetivas de tentar evitar esse problema. Veja como:

Conhece-te a ti mesmo

Procure identificar as situações em que você faz compras por impulso. É nos dias em que você está se sentindo triste ou solitário? Ou é quando está muito animado? É logo que o salário cai na conta? É quando está tentando impressionar alguém? Fica mais fácil lidar com a vontade irresistível de levar algo novo – e desnecessário – para casa sabendo quando e por que ela costuma aparecer. Para evitar tentações, que tal trocar os corredores de um shopping por uma caminhada ao ar livre nos momentos em que isso normalmente acontece?

Mantenha um orçamento

Visualizar com clareza em que o seu dinheiro é gasto é um passo importante para definir suas prioridades financeiras – e também ajuda muito a evitar sair da linha. Se anotar seus gastos soa démodé, use um dos vários aplicativos que automatizam essa tarefa. O importante é fazer esse acompanhamento e, a partir dele, elaborar um orçamento que estabeleça limites claros para cada tipo de gasto. É mais fácil se comprometer a não exagerar nas compras sabendo que elas não precisam ser abolidas, mas sim apenas controladas a partir do seu orçamento.

Evite compras parceladas

Fora o custo dos juros embutidos nas parcelas, essa opção de pagamento dá a falsa sensação de que cabe uma compra a mais no seu orçamento – e às vezes não cabe, não! Fazer muitas aquisições a prazo é um convite ao descontrole financeiro, porque as prestações se acumulam e em pouco tempo é possível que você comece o mês já sem folga para compras que se revelem realmente necessárias. Se tiver dinheiro – ou limite no cartão de crédito – para quitar a conta no mesmo mês, ótimo. Se não, esse é mais um lembrete de que talvez o melhor seja deixar a compra para o mês que vem.

Faça listas

As listas de compras são ótimas companheiras, e não apenas na hora de ir ao supermercado. Vale fazer listas para guiar seus passeios pelo shopping ou pelas ruas comerciais também. As listas dão a noção exata do que você precisa comprar, e dão menos margem para que você acabe adquirindo também o que não precisa. Admire todas as vitrines que quiser, mas mantenha sua carteira focada nas listas!

Muita calma nessa hora

Ao fraquejar, exercite a paciência. Se parecer imprescindível comprar um item sabidamente desnecessário, dê tempo a si mesmo. Podem ser alguns minutos, umas horas ou até alguns dias. Escolha voltar até a loja um pouco mais tarde para efetivar a aquisição. Dê mais uma volta e aproveite esse período para refletir. Muitas vezes, a vontade de comprar diminui em pouco tempo, e então fica mais fácil enxergar se a compra é mesmo imperdível.

LEIA MAIS:

Como evitar gastos supérfluos.

4 dicas para driblar o impulso de comprar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.