ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Diariamente, os jornais e sites mostram o sobe e desce do dólar. Quem está preparando uma viagem ao exterior, por exemplo, fica sempre de olho e torce para a moeda americana ficar baratinha. Mas aí ao ir numa casa de câmbio a pessoa leva um susto e se depara com uma cotação diferente do dólar? Já percebeu isso? Afinal, por que isso acontece?

É simples. O que a imprensa divulga todos os dias é o chamado dólar comercial. Xi, complicou. Calma, acabamos de escrever que é simples. Acontece que ao chegar numa corretora de câmbio, eles vão te vender a moeda pela cotação do chamado dólar turismo. Mas, então, quais as diferenças entre um e outro?

Dólar comercial

A cotação do dólar comercial é definida pelo mercado e oscila diariamente, conforme a oferta e demanda pela moeda. Apesar da oscilação ao longo do dia, quando o mercado de câmbio fecha, ocorre a divulgação da cotação oficial. Essa cotação, chamada de Ptax, é a média das taxas informadas pelos negociantes de dólar ao longo do dia.

Em alguns casos, e você já deve ter reparado em notícias, o Banco Central faz intervenções comprando ou vendendo a moeda americana para evitar que o dólar fique muito alto ou caia demais.

Então, para que serve o dólar comercial? Ele é usado como referência por empresas que exportam ou importam produtos e serviços, assim como para transações financeiras do governo e de bancos no exterior.

Dólar turismo

O dólar turismo, por sua vez, é aquele que compramos quando vamos fazer uma viagem para outro país. Na prática, esse “tipo” de dólar é usado para compra de passagens aéreas, assim como para gastos realizados em lojas no exterior, por exemplo. Além disso, quando você compra um produto num site estrangeiro, é a cotação do dólar turismo que servirá de referência para o câmbio.

Quem viaja para fora e faz compras no cartão de crédito também precisa prestar atenção no preço do dólar turismo, pois ele é usado para a conversão das despesas efetuadas em moeda estrangeira na hora do fechamento da fatura do cartão.

Então, não se assuste: quando você compra dólar para uma viagem, é natural pagar um pouco mais pela moeda americana. E isso acontece porque as pessoas físicas compram quantidades menores de dólar que as empresas, por exemplo. Por isso, os custos administrativos e financeiros acabam sendo maiores nessas operações. Além disso, as corretoras de câmbio também têm taxas para fazer as transações.

Agora que você já sabe a diferença entre dólar comercial e dólar turismo, acompanhe a cotação do dólar turismo ao fazer planos de viajar para o exterior. E, claro, pesquise os preços em diferentes casas de câmbio antes de comprar a moeda.


Dólar comercial x Dólar Turismo: sim, eles são diferentes.
LEIA MAIS

Como se planejar para ir a Copa do Mundo no Qatar.

Cotação, câmbio e suas respectivas variações: o que significam?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.