ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Como você deve ter visto nos últimos dias, em meio a uma crise global jamais vista nos últimos anos, o mercado financeiro está uma gangorra, ora para cima, ora para baixo. Por esse motivo, continuamos por aqui, produzindo informação de qualidade para você entender melhor o que está acontecendo no mercado. — e justo hoje, precisamos discutir uma questão muito especial!

Afinal de contas, você sabe o que significa quando um fundo fecha para resgate? Por conta da situação atual, esse é um assunto superimportante! Sendo assim, reunimos um combo de perguntas e respostas, contando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Vamos lá! 😊


Via giphy.com

Por que esse assunto é importante para o atual momento?

Por dois motivos. O primeiro é o nível de incerteza que paira sobre o mercado, não apenas na bolsa brasileira, mas em todo o mundo. Afinal, estamos passando por um cenário de bastante receio e preocupação, não é mesmo? Basta pensar em todos os circuit breakers que aconteceram na B3 apenas em março, movimento que as bolsas realizam quando há algum tipo de perda brusca em suas operações, possibilitando a paralisação das negociações por um determinado tempo do dia.

Então, por conta dessa instabilidade, é possível sim alguns fundos fecharem para resgate. Mas como você sabe, existem instituições supervigilantes como a CVM e a ANBIMA,  que ficam atentas sobre qualquer ação ou fato relevante que aconteça no mercado para que todas as movimentações estejam de acordo com o que está previsto em lei e no regulamento do fundo de investimento e assim, não haja nenhum tipo de desvantagem ao investidor e nem às empresas do mercado.

O que quer dizer quando um fundo fecha para resgate?

Basicamente, sempre que você ler que um fundo de investimento fechou para resgates, entenda que isso significa que o fundo bloqueou a possibilidade dos investidores fazerem saques. Ou seja, a partir do bloqueio, não há como retirar o dinheiro aplicado até a data final prevista no anúncio do fechamento ou por tempo indeterminado. Mas após comunicar o fechamento, em 5 dias, o gestor do fundo deve convocar uma assembleia com os cotistas para decidir o que fazer. O gestor chama os clientes daquele fundo para explicar as possibilidades e para que seja decidido qual caminho seguir: continuar com o fundo fechado, reabrir ou iniciar o pagamento dos regates com o patrimônio/valores do fundo (isso está na regulamentação). Então no fim, quem decide o que vai acontecer são os próprios cotistas do fundo.

De maneira geral, existem vários motivos que podem justificar o fechamento de um fundo para resgate. O estresse do mercado normalmente é o principal culpado. Pois veja, em um fundo de investimento o gestor precisa gerir os recursos de forma que ele sempre tenha caixa para pagar os resgates, garantindo liquidez dos ativos.

Então, seja quando tudo está acontecendo na sua normalidade ou mesmo em uma fase de estresse do mercado, o gestor deve ser plenamente capaz de fazer esse balanço, afinal essa é uma de suas principais atribuições. Porém, situações de crises excepcionais, como essa que estamos passando, provoca um grande volume de resgates por reação natural de pessimismo do investidor – podendo ser de um único cotista ou de vários ao mesmo tempo – e pode impactar de forma inesperada essa gestão de liquidez. Por outro lado, quando o mercado está mais calmo, é muito mais fácil equilibrar os saques dos cotistas com a venda dos ativos necessários para paga-los e rebalancear a carteira.

Para entender melhor como funciona esse problema de liquidez, imagine que você tem um imóvel que vale 100 mil reais. Mesmo que tenha oscilação de mercado e o preço dele vá para 90 ou 80 mil, se você quiser se desfazer do imóvel, vai ter que ir abaixando preço dele até achar alguém que aceite comprar. Isso prejudica o valor de venda, certo? Com fundos é a mesma coisa. Caso vários investidores decidam resgatar o dinheiro de um fundo de investimento, é preciso vender os ativos do fundo para suprir os resgates. Se há muita incerteza no mercado e ninguém quiser comprar os ativos, o gestor terá que vender a um preço abaixo do que seria justo – assim como você teve que vender seu imóvel por menos que 80 mil. Se isso acontece muito, pode causar prejuízo ao fundo de investimento. Por isso, em um cenário turbulento como o atual, ele pode fechar para impedir resgates.”

Mas, agora, isso está muito mais difícil! A própria queda do IBOVESPA é um sinal disso, pois aponta que o mercado atravessa um momento de insegurança, com muitas pessoas vendendo suas ações. Então, se os mesmos investidores de fundos sentem essa histeria, os fundos também começam a sofrer os resgates em massa.

A quantidade de resgates solicitados pode ser bem maior do que a capacidade do fundo de vender seus ativos. Então, pensando na segurança dos seus investidores, o fundo toma essa decisão para proteger o dinheiro de todos. Até porque se precisar se desfazer dos ativos para honrar os regates, eles podem ser vendidos a um preço muito abaixo do real valor causar prejuízo aos demais cotistas que permanecerem no fundo.

É importante lembrar que também pode acontecer o cenário contrário. Por exemplo, em dias mais otimistas, os fundos podem fechar sua captação simplesmente porque vão muito bem, obrigado! Atingindo objetivos de acordo com a estratégia que o gestor montou. Afinal, os gestores decidem qual o tamanho ideal do fundo para conseguir gerar retorno para os cotistas, e quando o fundo atinge esse tamanho, ele fecha a captação.

Isso não é uma forma de confisco?

Pelo contrário, é uma medida preventiva para proteger todos os cotistas. Se o fundo for obrigado a vender a carteira para honrar um volume repentino grande de saque, e se o mercado estiver em pânico, o fundo provavelmente venderá com preços muito baixos, sob pressão, e prejudicará todos os cotistas. Então essa atitude de fechamento para resgate serve para que o gestor possa desenhar uma estratégia junto com os cotistas, respeitar a decisão deles de uma forma organizada, justa e mais equilibrada seja para quem quer sair do fundo ou para quem quer ficar.

Então sempre que você ouvir uma notícia falando que um fundo fechou, ou até mesmo, se um fundo que você participa fechar para resgate, lembre-se desse texto, respire fundo e pense que essa ação visa apenas o bem-estar dos seus investimentos. Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Envie comentários em nossas redes sociais e fique atento aqui no nosso blog, ao longo dos dias vamos publicar outras matérias sobre impacto do novo coronavirus no mercado financeiro.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.