ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Crise é algo que deixa todo mundo preocupado. Quem trabalha em empresa teme perder o emprego, quem tem um negócio fica com receio de ver o faturamento cair, quem possui imóveis alugados tem medo de os inquilinos não conseguirem pagar os aluguéis e assim vai.

Esse receio também atinge os investidores que querem e precisam entender melhor como seus investimentos estão sendo cuidados. No caso dos cotistas de fundos de investimento, a função de cuidar para que os investimentos sejam geridos de forma profissional, é exercida pelo gestor do fundo. Se pensarmos que o um fundo pode ser comparado com um condomínio de prédio, a atuação dele é semelhante à do síndico.

Neste artigo, vamos relembrar qual o papel do gestor de fundos e como ele pode ajudar em momentos de crise. Acompanhe!

Prazer, sou o gestor de fundos

Em momentos de incertezas e de forte crise global como está que estamos vivendo em decorrência da pandemia da Covid-19, o papel do Gestor se torna ainda mais relevante.  Nos fundos de investimento o gestor é quem vai pesquisar sobre os ativos disponíveis no mercado e definir quanto investir em cada um deles, ou seja, ele vai utilizar da experiência para dar o melhor destino às suas aplicações.

É ele quem decide como e onde aplicar o dinheiro, quando mudar de um investimento para outro e como garantir que os recursos estarão disponíveis quando você quiser resgatar. Esses movimentos devem obedecer sempre a política de investimento do fundo, isto é, o documento em que consta o objetivo, os riscos e os ativos do fundo que você escolheu para investir.

Os fundos de ações, por exemplo, seguem a regra de ter em sua carteira, no mínimo, 67% de ações (no percentual restante eles podem ter quaisquer outros produtos, incluindo mais ações). E mais, cada fundo de ações possui objetivos diferentes, indicados em regulamento, que o gestor deve respeitar.

Por isso, o gestor tem que estar atento a todos os movimentos do mercado e ao cenário econômico para avaliar como esses fatores podem ou não influenciar o desempenho do fundo.

O que o gestor deve fazer em meio a uma crise como essa?

É o gestor que vai procurar formas de fazer com que o patrimônio dos cotistas seja preservado ou sofra menos possível durante a crise. Dependendo do perfil do fundo, pode até procurar oportunidades de ganho em meio a toda essa volatilidade.

Um dos papéis do gestor de um  fundo é olhar para a frente e tentar antecipar qual é a tendência para os diferentes cenários: econômico e político, por exemplo. Mas sabemos que nem sempre é possível acertar com precisão. Quem poderia, por exemplo, prever uma pandemia global, não é mesmo? No entanto, cabe ao gestor ficar atenro e atuar na estratégia mais adequada para um  cenário de crise.

Quem pode ser gestor?

O gestor pode ser uma pessoa jurídica ou uma pessoa física. A grande maioria desses profissionais trabalha em bancos, gestoras de recursos independentes, corretoras ou outros tipos de instituições financeiras.

Ele precisa atender a uma série de requisitos para se tornar um gestor: deve provar que tem experiência, e ter uma autorização do regulador — no caso da CVM (Comissão de Valores Imobiliários), entidade que regula o mercado de capitais.

Os gestores de fundos também podem possuir uma das certificações da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Para essa atividade em especifico, a certificação mais adequada é a CGA – Certificação de Gestores de Recursos ANBIMA.. Para conquistá-la, é preciso passar numa prova aplicada por nós da ANBIMA, que como você sabe, é a entidade que representa as instituições do mercado, o que dá ainda mais segurança ao investidor de que a sua grana está em boas mãos.

Deu pra entender qual o papel daquelas pessoas que estão cuidando do seu dinheiro aplicado em algum fundo? Agora você já sabe o que faz um gestor de fundo de investimento e como ele pode ajudar a entender o que está acontecendo com a sua aplicação em meio à crise uma crise. Acompanhe nossas redes sociais e outros conteúdos que estamos disponibilizando aqui no nosso blog. Ah, lembre-se sempre de higienizar as mãos e, se possível, fique em casa!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.