ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Além de carreiras bem-sucedidas em Hollywood, belos olhos claros e alguns milhões de dólares investidos, Brad Pitt e Leonardo DiCaprio têm em comum a atuação em filmes que nos deixam lições sobre como funciona o mercado financeiro, crises econômicas e a importância dos profissionais especializados no assunto.

Na pele do corretor de títulos de Nova York Jordan Belfort, DiCaprio protagoniza O Lobo de Wall Street, de 2013. O filme, que deixou o ator novamente na fila do Oscar, nos ajuda a entender um pouco mais sobre o funcionamento do mercado financeiro norte-americano.

Na trama, o corretor ficou rico ainda jovem, com 26 anos, por meio de práticas nada recomendáveis, que envolveram fraude financeira e lavagem de dinheiro.

A Grande Aposta, de 2015, também ensina sobre o mercado. O filme, com Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt e Steve Carell no elenco, mostra como uma equipe de agentes financeiros prevê o colapso do sistema imobiliário norte-americano que levaria à crise de 2008.

Em Grande Demais para Quebrar, de 2011, temos novamente a crise econômica de 2008-2011 nas telas, dessa vez sob o ponto de vista do Secretário do Tesouro americano Henry Paulson. O drama mostra os líderes financeiros em ação quando a economia dos Estados Unidos ameaça ruir.

Nas duas histórias, fica a lição de que as coisas podem dar certo ou errado no mercado financeiro. Por isso, a dica de contar com profissionais qualificados e diversificar investimentos é sempre atual!

Moneyball, traduzido para o português como O Homem que Mudou o Jogo, é outro filme com o ex de Jennifer Aniston e Angelina Jolie. No papel de um gerente de time de basebol, Brad Pitt vive o desafio de criar um time competitivo com pouco dinheiro em caixa. Para isso, utiliza uma inédita e sofisticada análise estatística criada por um recém-formado em Economia pela Universidade de Yale.

O filme, baseado em um livro sobre a história real da temporada de 2002 do Oakland Athletics, deixa a dica: quando a situação financeira apertar, peça a ajuda de um especialista!

Agora, para saber o que não fazer com o seu dinheiro, temos a trilogia nacional “Até que a sorte nos separe”, com comédias lançadas em 2012, 2013 e 2015. Estrelada por Leandro Hassum, a história começa quando o personagem Tino ganha na loteria, mas fica pobre novamente em dez anos, e só aí recorre a ajuda de um consultor financeiro!

Mas a vida dá novas chances de riqueza para Tino. Ele recebe uma herança no segundo filme, que perde ao apostar nos cassinos de Las Vegas. Já em “Até que a Sorte nos Separe 3: A Falência Final”, suas atrapalhadas financeiras levam a uma crise nacional, pois dessa vez, ele acaba falindo a empresa do futuro genro da sua filha e causando um verdadeiro colapso na economia do país. Se tivesse ouvido seu consultor…

 

Leia também:

Ter ou não ter carro, eis a questão

Juros, juro nominal, juro real e juros de mora. Você sabe o que significa cada um deles?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.