ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Ano novo, vida nova, não é mesmo? O início de um novo ano costuma ser um momento especial, em que você pode traçar metas e refletir sobre todos os desafios que superou. No entanto, pagar as contas que surgem nesse período pode causar preocupações.

É durante os primeiros meses do ano que as famílias brasileiras costumam arcar com diversos boletos adicionais. Entretanto, esse período não precisa ser motivo de estresse. Ao entender como se organizar financeiramente, você pode passar por ele sem maiores problemas.

Para ajudá-lo nessa jornada, neste artigo você entenderá o que levar em consideração para pagar as contas do início do ano com tranquilidade. Confira!

Por que se organizar com antecedência?

Janeiro começou e você está iniciando o ano cheio de sonhos. Decidiu que fará aquela viagem que adia há anos e que se dedicará no trabalho para conseguir uma promoção. No entanto, lembrou também das contas que chegarão nos próximos dias, como o IPVA, o IPTU e o material escolar dos filhos.

Logo, toda aquela alegria se torna preocupação com as finanças. Como será possível arcar com esses custos e ainda realizar o que sonhou? Esse tipo de situação acaba sendo muito comum, independente da classe social.

Mas uma palavra-chave para esse momento é: organização. Afinal, essas contas não são inesperadas, já que acontecem anualmente. Por isso, é possível realizar um planejamento prévio para pagá-las com mais tranquilidade.

Assim, uma estratégia interessante consiste em não esperar o começo do ano para dar início ao processo. Dessa maneira, você será capaz de deixar o dinheiro separado para cada uma das contas que terá de pagar.

Portanto, planejar suas finanças com antecedência é sinônimo de mais tranquilidade. A partir disso, você conseguirá visualizar quais serão os impactos das contas de início de ano e quanto você terá disponível para investir em outros aspectos da sua vida. Interessante, não é?

Quais as principais contas do início do ano?

Para conseguir realizar um planejamento antecipado, é importante saber quais são as contas mais comuns para o início de ano. Afinal, ao conhecê-las será possível calcular o montante necessário para pagá-las. Então, análise desde já o seu extrato de janeiro e fevereiro do último ano para ter uma ideia das despesas e valores que devem ser pagos nesse período.

Confira alguns exemplos!

Educação

O começo de ano representa o início de mais uma fase da educação. Com isso, além dos custos com a renovação da matrícula, é preciso comprar o material escolar para o ano letivo que se inicia. Dessa maneira, é comum que esse seja um dos principais custos do período.

E não são apenas os pais de crianças que precisam se preocupar com o investimento em educação no começo do ano. Os universitários também precisam lidar com as novas matrículas e compra de apostilas para o semestre.

Além disso, muitos adultos aproveitam o início de ano para começar novos cursos. Entre eles é possível citar as aulas de inglês ou um curso de capacitação na sua área profissional — como uma pós-graduação.

Por isso, é interessante não esperar janeiro e começar desde já a colocar todos esses custos na ponta do lápis. É importante entender de quanto o investimento em educação demandará das suas finanças para não perder o controle dessas contas.

IPVA

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é outra conta de início de ano. Assim, todas as pessoas que tenham posse de carros, motos, caminhões, entre outros veículos precisam arcar com o tributo.

Vale destacar que o preço do IPVA é definido a partir de uma porcentagem sobre o valor total do automóvel. No entanto, mesmo incidindo sobre todo o território nacional, cada Estado estabelece as próprias regras para esse pagamento.

Um ponto interessante sobre essa despesa está nas condições para pagá-la. Além da opção de parcelamento, é possível encontrar descontos para pagamentos à vista. Dessa maneira, é interessante analisar qual a melhor opção para sua atual situação financeira.

IPTU

De maneira similar ao IPVA, há o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse, por sua vez, se destina aos donos de imóveis ou terrenos em perímetro urbano. Tal qual o imposto acima, as regras em relação ao pagamento do IPTU variam de acordo com cada estado.

Ademais, outro ponto em que IPVA e IPTU demonstram semelhanças é no desconto para quitação à vista. Logo, apesar de ter a opção de parcelamento, pode ser interessante se organizar para juntar o dinheiro antecipadamente e conseguir economizar no imposto.

Como se organizar para arcar com as contas do início do ano?

Como você viu, a organização é um elemento essencial para lidar com as contas de início de ano. Entretanto, saber como conduzir esse processo nem sempre é uma tarefa simples — especialmente quando é feito pela primeira vez, não é?

Entenda como se organizar!

Planejar-se antes das contas surgirem

Como você precisa pagar as contas de janeiro todos os anos, não é preciso esperar que os boletos apareçam para se preparar, concorda? Por isso, vale a pena já ter o capital separado no fim do ano anterior para o pagamento delas.

No entanto, às vezes não é possível ter o montante disponível para todas as contas. Nesse cenário, é preciso definir prioridades. Ou seja, veja quais serão as contas que você pagará primeiro e quais podem ser parceladas ou adiadas. Assim, você não perde o controle sobre elas.

Analisar as condições de pagamento

Como você viu, muitas das contas de início de ano oferecem condições especiais para pagamento à vista ou permitem que seja feito um parcelamento sem juros. Por isso, é importante analisar qual dessas opções faz mais sentido para a sua realidade financeira.

Esse entendimento estará mais claro após seu planejamento. Com ele, você poderá visualizar o capital que tem disponível para o pagamento das contas no começo do ano.

Controlar gastos no fim do ano

Os últimos meses do ano normalmente também trazem mais gastos, não é? Além da compra de presentes de Natal, muitas famílias aproveitam possíveis folgas e férias para viajar e curtir momentos juntos.

Gastos como esses podem ser essenciais para a qualidade de vida. Porém, é de suma importância não perder o controle sobre os custos durante esse período para não prejudicar o início do próximo ano.

Como vimos, pagar as contas do começo do ano não precisa ser um desafio. Com organização e planejamento, você poderá arcar com todos os seus custos e, ainda assim, ter dinheiro para investir nas outras áreas de sua vida. Incrível, não acha?

Quer ter um maior controle sobre suas finanças durante todo o ano? Saiba como montar um controle financeiro eficiente!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.