ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Se você já traçou os objetivos dos seus investimentos financeiros e decidiu aplicar em ações por conta própria, saiba que não está sozinho! Hoje em dia, mais de 700 mil pessoas no país compram e vendem ações diretamente, usando o computador ou o celular.

As corretoras, empresas do mercado financeiro que recebem os pedidos de compra ou venda de ações dos clientes, oferecem plataformas que trazem o passo a passo para você começar a aplicar. Mas o Como Investir vai te dar uma mãozinha!


Atentos para as próximas dicas!
Como ter acesso à plataforma

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora. Atualmente, existem mais de 40 no mercado brasileiro e você pode consultar a lista completa no site da B3.

É necessária a documentação de praxe para cadastro: RG, CPF, comprovante de residência e informações bancárias. A corretora enviará uma senha provisória para acesso e você já poderá depositar (do seu banco para a corretora) o valor que desejar nesta nova conta.

Como comprar e vender ações

Cada plataforma tem um visual diferente. Em todas você terá acesso às informações de mercado de cada ação, o chamado book de ofertas. Nele há os valores máximo, médio e mínimo das ações e o preço registrado no mais recente negócio fechado para cada uma delas. Para visualizar o preço dos papéis, você precisa conhecer seus códigos de negociação na bolsa – uma espécie de nome para cada produto. As ações preferenciais da Petrobras, por exemplo, têm o código PETR4. Todos também podem ser conferidos no site da B3

Quando você seleciona a ação na plataforma, tem acesso à área de ordens de negociação. Para dar o comando de compra, basta informar a quantidade de ações e o preço desejados. Ao confirmar, a operação é registrada apenas se o saldo for suficiente, por isso é importante não esquecer de transferir o dinheiro do seu banco para a corretora.

As plataformas permitem que você escolha o preço que desejar para a compra ou venda de uma ação. Se ela estiver sendo negociada a R$ 18, por exemplo, você pode querer comprá-la apenas por R$ 17. Se até o fim do pregão algum vendedor se interessar pela sua proposta, o negócio será fechado.

Como consultar sua posição

Todas as ordens enviadas na plataforma ficam registradas no seu histórico. Aquelas enviadas e que ainda não foram fechadas podem ser alteradas quando desejar. As ações compradas são registradas em sua conta de custódia, um serviço da B3 que registra o proprietário de cada ação negociada na bolsa por CPF.

Como acompanhar seu investimento

Para acompanhar o desempenho das ações que comprou, você deve compará-lo ao de outros papéis negociados na bolsa e para isso existem várias opções.

O mercado conta com vários índices. O Ibovespa é o mais conhecido: ele mede o desempenho médio das ações com maior volume de negócios. Outros exemplos são os índices setoriais, que apontam o desempenho das empresas de um setor específico, como Índice de Energia Elétrica ou o Índice Imobiliário.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.