ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

É importante que todo investidor conheça os principais índices indicadores do mercado e entenda como eles influenciam os seus investimentos. Assim você poderá analisar melhor os produtos disponíveis para você e acompanhar seu desempenho com mais segurança.

TR

Significado da sigla: Taxa Referencial

Responsável pelo cálculo: Banco Central

Funcionamento: utilizada como indexador da remuneração da poupança, do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e de boa parte dos contratos de financiamento imobiliários. A TR é obtida através da TBF (Taxa Básica Financeira), que por sua vez, é calculada a partir da média ponderada das taxas de juros pagas no mercado secundário pelas Letras do Tesouro Nacional (LTNs). Para o cálculo da TR, o governo aplica um redutor sobre a TBF. Não é raro que a TR seja zero ou tenha algum valor muito próximo disso, no entanto, ela nunca poderá ser negativa. O método de calculo e definição da TR estão definidos na Resolução nº 3.354, de 31/3/2006.

TAXA SELIC

Significado da sigla: Taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia

Responsável pelo cálculo: Banco Central

Funcionamento: a Taxa SELIC representa a taxa média dos empréstimos diários entre instituições financeiras por meio de títulos públicos apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). Sendo a taxa básica de juros, utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação. Ou seja, quando os preços sobem no país, elevando o valor dos índices de inflação, o governo sobe o valor da meta da Selic para conter este aumento dos preços. Da mesma forma, quando os índices de inflação mostram queda, o que significa que os preços caíram, o governo pode baixar o valor da meta da Selic para estimular a economia.

ÍNDICES DE INFLAÇÃO

IPCA

Significado da sigla: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

Responsável pelo cálculo: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Funcionamento: este índice mede a variação dos preços de produtos e serviços vendidos para os consumidores finais. É considerado o índice oficial de inflação do Brasil. O Banco Central utiliza o IPCA para traçar o sistema de metas para a inflação do País. O IPCA mede o custo de vida de famílias com renda entre 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de algumas capitais brasileiras e é medido entre os dias 1º e 30 de cada mês.

IGP

Significado da sigla: Índice Geral de Preços

Responsável pelo cálculo: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Funcionamento: este índice registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais. Ele abrange toda a população, sem distinção por faixa de renda. O IGP é formado pela média de três índices: IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo, com peso de 60%); IPC (Índice de Preços ao Consumidor, peso de 30%); e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção, peso de 10%).

Os Índices Gerais de Preços da FGV são apresentados em três versões: IGP-DI, IGP-10 e IGP-M. A diferença entre eles é o período de coleta. O IGP-M é voltado predominantemente à comunidade financeira e, também, é muito usado para o reajuste de energia elétrica e contratos de aluguéis.

IPC-Fipe

Significado da sigla: Índice de Preços ao Consumidor da Fipe

Responsável pelo cálculo:  Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)

Funcionamento: este índice mede a inflação no município de São Paulo. É calculado com base na medição do mês cheio, de 1º a 30 ou 31, de maneira quadrissemanal. São consideradas as variações de preços de produtos e serviços definidos por uma Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que indica quanto cada família gasta em média e quais itens são de maior relevância. São utilizados sete grupos de análise, tais como: habitação, alimentação, transportes, despesas pessoais, saúde, vestuário e educação. O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de 1 a 10 salários mínimos.

Para saber mais sobre os índices inflacionários, você pode consultar os sites do IBGE,  da FGV e da FIPE. Além disso, o Banco Central mantém uma cartilha sobre o tema que vai te trazer mais informações.

TAXA DI

Significado da sigla: Taxa de Depósito Interbancário

Responsável pelo cálculo: B3

Funcionamento: esta taxa é calculada com base na média ponderada dos juros utilizados em operações de empréstimos, com prazo de um dia, realizadas entre instituições financeiras, conhecidas como Depósitos Interbancários (DI). A Taxa DI normalmente segue um valor muito próximo da taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia. Para saber mais sobre a Taxa DI e se informar sobre a sua variação, a melhor fonte é o site da B3. (https://www.b3.com.br/pt_br/)

IBOVESPA

Responsável pelo cálculo: B3

Funcionamento: o objetivo do Ibovespa é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos mais negociados e mais representativos do mercado de ações brasileiro. Seu cálculo é o resultado de uma carteira teórica de ativos, que segue os critérios estabelecidos na metodologia determinada pela Bolsa. Para saber mais sobre o índice e se informar sobre a sua variação, a melhor fonte é o site da B3.

IMA

Significado da sigla: Índice de Mercado ANBIMA

Responsável pelo cálculo: ANBIMA

Funcionamento: o IMA é um conjunto de índices de renda fixa. Esses índices são calculados com base na carteira de títulos públicos federais no mercado. Eles são usados como indicador de referência de fundos de investimento e como ferramenta para acompanhamento e comparação de rendimentos de investimentos.
O IMA-Geral tem uma carteira composta por todos os títulos públicos federais, representando a evolução do mercado como um todo. O IMA também tem os seguintes subíndices que são determinados pelos indexadores aos quais os títulos são atrelados:

Além disso, são divulgados diariamente:

Diariamente são publicados os índices e as suas variações porcentuais. Para saber mais sobre o IMA, acesse o site da ANBIMA.

Mais sobre esse assunto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.