ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

No dia a dia, é muito comum ter dúvidas sobre o que fazer com o dinheiro. Como organizar as contas? Como lidar com as dívidas? Onde investir a grana economizada? Um planejador financeiro pode ajudar a resolver essas e muitas outras perguntas. Então, são apenas números, contas, planilhas? Nada disso. Entenda como o planejador financeiro pode ser o super-herói das suas finanças.


É um pássaro? Um avião? Não! É o Super Planejador Financeiro!
Para além dos números

Em geral, o trabalho do planejador financeiro consiste em entender os objetivos de vida de cada pessoa, o que inclui, claro, as questões financeiras. Isso significa um olhar abrangente, enxergando crenças e valores, objetivos, necessidades, contexto familiar, entre outros fatores.

“A partir daí, o profissional entende a situação atual [da pessoa] e sugere e esclarece caminhos para que o cliente tenha condições de tomar as decisões que entender mais adequadas, tendo claro as implicações de tais decisões”, explica Valter Police, planejador financeiro certificado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

Quanto tempo dura o trabalho?

O trabalho de um planejador financeiro pode ter diferentes prazos de duração, conforme as necessidades de cada pessoa e também dos tipos de serviços oferecidos pelo profissional. Os termos da relação com o cliente são estabelecidos logo no início.

Quais as vantagens de contratar esse “super-herói”?

Além dos conhecimentos técnicos avançados sobre as questões financeiras que os profissionais certificados dominam, há uma série de vantagens ao contratar um planejador financeiro, entre elas, o fato de um profissional certificado (CFP – Certified Financial Planner) aderir ao código de ética, ou seja, se compromete a colocar os interesses do cliente em primeiro lugar.

“Vale a pena contratar os serviços de um planejador financeiro profissional quando a pessoa não consegue se organizar financeiramente sozinha, e não tem conhecimento ou não se sente confiante o bastante para tomar decisões financeiras de forma independente”, comenta Lavínia Martins, planejadora financeira certificada.

Segundo Lavínia, o profissional atua como uma espécie de “personal trainer” das finanças pessoais, identificando condutas inadequadas e ajudando as pessoas a desenvolver comportamentos melhores em relação ao modo como elas lidam com dinheiro e tomam decisões financeiras.

É caro contratar um planejador financeiro?

Não há um valor fixo, e o custo varia de profissional para profissional, bem como a forma de remuneração, mas existem opções para todos os perfis e bolsos dos clientes. “Muitas pessoas pensam que precisam ter muito dinheiro para contratar um planejador financeiro, o que é uma inverdade”, enfatiza Police.

Como saber se um planejador financeiro realmente é qualificado?

A dica é procurar por referências, como tempo de mercado, empresas em que trabalhou, depoimentos ou indicações de clientes, além de verificar quais certificações financeiras ele possui. A de maior destaque mundialmente é a CFP, uma certificação mundial de excelência em planejamento financeiro e reconhecida em 26 países. No Brasil, a Planejar é a responsável pela certificação. No site da associação, há uma ferramenta de busca para os profissionais CFP.

Profissional ganha cada vez mais espaço

Em países desenvolvidos, esse profissional faz parte do dia a dia das famílias, assim como o médico de família, o advogado e o contador de confiança. Segundo Police, aos poucos, o brasileiro vem percebendo a importância desse profissional, o que ajuda a transformar suas vidas.

LEIA MAIS

Como se organizar para os gastos de fim de ano.

Quer ficar rico? Adote hábitos de quem conseguiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.