ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

A sustentabilidade tem sido um tema bastante relevante na sociedade nos últimos anos. Isso inclui também os investidores, que estão em busca cada vez mais de investimentos sustentáveis. E nada mais justo, certo?

Afinal, é importante que haja harmonia entre a natureza e o ser humano em todas as esferas, inclusive na financeira. Porém, alguns investidores ainda se perguntam a relevância de considerar esse tipo de investimento.

Por esse motivo, abordaremos esse tema a seguir. Continue a leitura e saiba por que considerar os critérios de sustentabilidade na hora de investir. Acompanhe a leitura!

O que são investimentos sustentáveis?

Se você já tirou alguns momentos do seu dia para estudar sobre sustentabilidade, provavelmente percebeu que o termo vai além de práticas como reciclar o lixo ou economizar água. Apesar de essas serem atitudes importantes, é necessário pensar nos amplos impactos do homem na natureza.

Nesse sentido, é indispensável analisar o papel que as indústrias e empresas cumprem em preservar as riquezas naturais do planeta.

Ao tornar o mercado financeiro mais adepto às práticas sustentáveis, não é só o meio ambiente que tende a se beneficiar. De outro lado, os investidores também têm a vantagens de investir de modo mais alinhado aos seus valores — e encontrar resultados financeiros.

Assim, investimentos sustentáveis são aqueles feitos considerando critérios de sustentabilidade — não só natural, mas social. Geralmente, usa-se a sigla ESG – ou ASG para relacionar requisitos de meio ambiente, social e governança corporativa.

Inclusive, a B3 conta com o chamado Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Ele existe desde 2005 e reúne em sua carteira teórica – conjunto de ações que compõem o índice -, companhias conhecidas por seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

O que é ISE — Índice de Sustentabilidade Empresarial?

Para entender do que se trata um investimento sustentável, é interessante saber mais sobre o ISE. O Índice de Sustentabilidade Empresarial pode servir como um benchmark (referência) para que os investidores comprometidos com investimento e consumo sustentável se orientem na tomada de decisão.

Por meio dele, é possível saber quais empresas estão comprometidas com questões ambientais, sociais e de governança. Além disso, é possível entender também como está o desempenho desse mercado.

Contudo, a carteira do ISE é uma carteira teórica. Por isso, não é possível investir diretamente nela. Nesse caso, você pode recorrer a investimentos individuais em empresas sustentáveis ou por meio de determinados fundos.

Como os investimentos sustentáveis funcionam?

Uma boa forma de entender o funcionamento de um investimento é por meio de um exemplo, certo? Então, pense em um investidor vegano. Para que ele possa investir de modo alinhado às suas necessidades, ele pode aplicar seu dinheiro em companhias que não fazem testes com animais.

Outro exemplo é o de um investidor engajado na minimização do aquecimento global. Em seu caso, ele buscará investir em empresas com baixas pegadas de carbono.

Na hora de fazer isso, os investidores contam com algumas possibilidades. A primeira delas é a escolha individual dos ativos de empresas alinhadas aos seus valores. Em vista disso, eles podem adquirir, por exemplo, ações.

Outra opção é o investimento em fundos, como os Fundos de Índice. Eles também conhecidos como ETFs (Exchange Traded Funds). Um ETF replica a carteira teórica de um indicador. Assim, encontrar um fundo que replique um índice sustentável permite se expor a diversos investimentos sustentáveis.

Mais um exemplo de investimentos sustentáveis são os fundos ASG (Ambientais, Sociais e de Governança). A sigla representa a tradução da sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) e significa que os gestores consideram esses critérios ao escolher onde investir. Importante lembrar que ainda não há uma definição fechada do que são esses fundos por parte dos reguladores, é um tema que ainda está em discussão aqui e em outros países.

Quais são as vantagens dos fundos sustentáveis?

Para os investidores, buscar por organizações que se preocupam com questões ASG pode ser vantajoso. Isso porque as companhias por trás desses papeis cumprem com requisitos mínimos que tendem a trazer benefícios a quem investe neles.

Confira!

Modelos sustentáveis

Ao fazer investimentos sustentáveis, os investidores se deparam com modelos de negócio que desempenham bem nos critérios ASG. Isso tende a culminar em investimentos nas empresas mais comprometidas com as melhorias ambientais e/ou socioeconômicas do mercado.

Como consequência, o potencial que essas companhias apresentam costuma ser promissor. Isso porque estão alinhadas às tendências mundiais futuras.

Contemplação de diversos perfis de risco

Investimentos sustentáveis podem se adequar para qualquer perfil de investidor, pois há alternativas com diferentes riscos. Quando falamos em ações, Fundos de Ações ou ETFs de renda variável, os riscos são mais adequados para investidores moderados ou arrojados.

Entretanto, também é possível encontrar alternativas de investimentos para perfis mais conservadores. Por exemplo, investir em títulos de renda fixa emitidos por instituições sustentáveis.

Além disso, até mesmo na renda variável os critérios sustentáveis podem ajudar no manejo de risco. Afinal, quanto mais comprometida com governança, sustentabilidade e práticas sociais uma empresa é, menor o perigo de que ela sofra penalidades ou multas ambientais, por exemplo.

Também importante lembrar que os reguladores ainda não avaliaram se deverá ser feito algum ajuste nas regras de análise e adequação do perfil do investidor (suitability) em função desses investimentos denominados como ASG.

Maiores rentabilidades

Alguns investidores podem ficar em dúvida se os investimentos sustentáveis contam com boas rentabilidades. Na verdade, os resultados dos últimos anos mostram desempenho positivo, mas ainda não é um resultado comprovado.

O investimento ESG ou ASG podem apresentar boas possibilidades de retorno. Elas surgem, em especial, porque o tema da sustentabilidade está alinhado com as necessidades do mercado. Assim, as empresas podem atrair maior mercado consumidor. Bem como podem minimizar riscos, como riscos climáticos e evitar assim perdas.

Mas é preciso ter em mente que isso não representa a garantia de altos desempenhos. Antes de tomar qualquer decisão, é importante analisar o investimento e os riscos. Em especial, considerando seu perfil de investidor e seus objetivos.

Tendência de mercado

Por fim, é possível dizer que a realização de investimentos sustentáveis é uma forma de participar de uma tendência em alta. Mais do que isso, o aumento de investimentos assim pode ajudar a moldar o mercado aos valores dos investidores comprometidos com sustentabilidade.

Uma vez que a temática ganha cada vez mais relevância, é esperado que as empresas precisem se adaptar. Logo, cada vez mais companhias seguirão boas práticas ambientais, sociais e de governança — principalmente se esses forem diferenciais para o mercado consumidor e investidor.

Gostou de saber mais sobre os investimentos sustentáveis e entender por que considerá-los na hora de investir? Então utilize as informações que viu neste post e tome decisões de investimento mais acertadas!

Este conteúdo ajudou você? Cadastre-se e deixe sua opinião!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.