ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Ter um tempo – um bom tempo – para refletir sobre os caminhos profissionais, sem a pressão do trabalho, é um sonho. E para muita gente esse sonho tem nome e pode virar realidade. Um período sabático é exatamente isso: um período em que a carreira é interrompida para que o profissional busque novos conhecimentos e inspiração.

Mas parar de trabalhar durante três, seis meses, um ano, não é algo trivial. Exige muito planejamento – financeiro, de carreira e de vida. Mas é possível. Quer saber como? Vem com a gente!

Por onde começar?

Defina com clareza seus objetivos. Isso envolve pensar desde as suas razões para escolher parar de trabalhar durante um período até quanto tempo terá seu sabático, o que pretende fazer nesse prazo, quais as suas intenções ao voltar para a vida normal, entre outras. Esse exercício ajudará a entender melhor quais serão suas necessidades nesse período e quais as oportunidades que poderão se abrir mais tarde.

Quanto poupar?

Essa é aquela típica pergunta para a qual não existe uma resposta única. É que depende de muitos fatores. Você já tem uma reserva que pretende usar durante o seu ano sabático? Ou vai começar a economizar do zero? Você pretende viajar para fora do país? Para um país do Norte europeu, onde o custo de vida costuma ser mais alto, ou para algum vizinho latino-americano? Se for estudar fora, receberá alguma bolsa ou auxílio? Você estará sozinho ou terá a família junto? Só você passará o ano sem trabalhar, ou seu companheiro ou companheira também?

Cada um desses detalhes pode fazer uma diferença enorme na hora de calcular quanto do seu salário atual será preciso economizar a cada mês para realizar seu sonho.

Como calcular?

Depois que você tiver conseguido coletar as respostas para a maioria das perguntas acima, é hora de estimar seus custos durante o seu sabático. Esse é um trabalho que vai exigir uma certa dedicação, principalmente se seus planos forem de morar em um lugar fora do país.

Use sites de hospedagem para estimar o custo da moradia onde pretende passar esse período. Procure grupos e comunidades onde você possa questionar sobre os seus prováveis gastos – quanto custa uma conexão de internet em uma cidade no interior da Inglaterra ou qual o valor médio de uma conta de luz em Buenos Aires, alguma ideia?

Se levar a família junto, lembre-se de se informar sobre os custos com a educação das crianças – em alguns países, você poderá dispor de creches públicas logo cedo, mas em outros a educação gratuita só é assegurada para maiores de 5 ou 6 anos de idade. Também é preciso entender como funciona o sistema de saúde local e providenciar seguros caso seja necessário. Embaixadas e consulados podem orientá-lo a esse respeito.

Onde cortar?

Para passar um período sem trabalhar no futuro, invariavelmente será preciso economizar no presente, cortando gastos. Faça uma avaliação criteriosa do seu orçamento atual para identificar onde há gastos supérfluos que possam ser eliminados. Também será preciso repensar seu modo de vida – você conseguiria, por exemplo, deixar de andar de carro por alguns meses ou se mudar para um apartamento com aluguel mais barato? O valor que você vai poupar também depende do nível de antecedência dos seus planos. Quem começa a organizar o sabático dois anos antes tem uma folga maior do que quem inicia com apenas um ano de antecedência.

O que fazer com as economias?

Investir, é claro! Procure produtos financeiros que tenham prazos condizentes com o seu horizonte de tempo até o início do sabático. Se você tem dois anos para planejar esse período, não faz sentido aplicar em títulos públicos que vencem apenas em 2035. Também fique atento ao nível de risco dos produtos financeiros que escolher. Ações, por exemplo, não costumam ser indicadas para quem vai precisar do dinheiro no curto prazo

LEIA MAIS:

Seus investimentos de hoje vão te sustentar no futuro?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.