ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Sabe o churrasco com a galera? Uma pessoa vai ao supermercado comprar carvão, carne, bebidas e tudo que for mais necessário. Outra fica responsável por administrar o evento e, claro, fazer as contas de quanto custou a brincadeira. Opa, vamos dividir? Ou melhor, que tal fazer uma vaquinha? Assim, cada um dá uma parte e todos ficam felizes e satisfeitos.


Quem nunca fez uma vaquinha entre amigos que rendeu aquela boa grana? 😉

Então, o que tudo isso tem a ver com investimento? Tudo a ver. Ao aplicar em fundo de investimento, você compra uma cota, que é a sua parte na vaquinha, afinal outros investidores também fizeram aplicações.

Na prática, assim como você participa da vaquinha do churrasco com os amigos, ao investir em um fundo você também está entrando em uma vaquinha, só que com o objetivo de ter o dinheiro aplicado em ativos financeiros.

Da mesma forma que no churrasco, há uma pessoa para comprar a carne, o carvão e as bebidas, no fundo de investimento, quem fica responsável pela “matéria-prima” é o gestor – é aquele que escolhe e prepara a carne. Ah, e os fundos têm um administrador, aquela pessoa que cuida da organização da festa, deixa tudo nos conformes – é aquele que vê se todos pagaram direitinho pela carne, sabe? Se o gestor não fizer a parte dele, o administrador entra em cena.

Vaquinhas para todos os gostos

Você também já deixou de participar de uma vaquinha porque achou caro o “rateio”? Ou resolveu entrar em uma porque, ao contrário, o valor era baixo? Pois então, uma das principais vantagens dos fundos de investimento é que existem alternativas para todos os bolsos e gostos (os churrascos também, não?).

Com apenas R$ 100, você consegue aplicar em um fundo. E, sim, há opções que permitem aportes mais elevados. Basta pesquisar que você encontrará fundos adequados aos seus objetivos e às suas necessidades e, claro, conforme seu perfil de risco.

Assim como as vaquinhas, há diferentes tipos de fundos, com estratégias e prazos variados. Existem mais de 16 mil fundos de investimento, entre renda fixa, ações, multimercados e cambiais.

Como deu pra perceber, o universo dos fundos é muito amplo. Há desde fundos menos arriscados até outros mais arrojados. Por isso, é fundamental conhecer o perfil de investidor, as necessidades, os objetivos e, principalmente, a tolerância a risco antes de escolher um fundo.

Essa regrinha também serve para as vaquinhas, não? Participar de todas é inviável, mas vale sempre escolher as que mais combinam com a gente. Fala sério, dividir e compartilhar é muito bom. E compartilhar sabendo que o dinheiro da vaquinha (ops, do fundo) vai render é melhor ainda.

LEIA MAIS

Fundos cambiais ou dólar: o que vale mais a pena?

Conheça os fundos de pensão

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.