ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

 

Sabe o limite que o banco oferece quanto sua conta está quase zerada? Por exemplo, você não tem um centavo e, como num passe de mágica, aparece um valor “disponível” para usar.

 

 

Esse dinheiro que fica à disposição e costuma aparecer no extrato da conta corrente é uma das linhas de crédito mais caras, ao lado do famoso rotativo do cartão de crédito.

Para se ter uma ideia, em março deste ano, a taxa média de juros cobrada pelos bancos nessa modalidade era de 324,7% ao ano, conforme dados do Banco Central. Lembre-se de que essa é a taxa média. Há casos em que os juros ultrapassam  500% ao ano.

 

 

Vem mudança por aí!

Assim como ocorreu com o rotativo do cartão no ano passado, o cheque especial terá novas regras, anunciadas em abril pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). As alterações entram em vigor em 1º de julho. Veja o que muda:

 

Transparência

As novas regras também destacam que os bancos vão desenvolver ações de educação financeira relacionadas ao cheque especial, enfatizando que essa linha é voltada para situações de emergência e uso temporário.

Independentemente do valor contratado, caso o cliente utilize o cheque especial, a instituição financeira deve comunicar o consumidor alertando-o sobre a contratação desse produto e também a respeito do uso consciente da linha de crédito, de maneira emergencial e temporária.

Bola de neve

 

 

Mesmo com as mudanças previstas, especialistas em finanças pessoais são unânimes: fuja de linhas de crédito caras, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito. Se usada por muito tempo, a dívida torna-se uma verdadeira bola de neve e isso traz dor de cabeça.

Em situações como essas, o ideal é procurar empréstimos com juros mais baixos, como crédito pessoal, consignado ou mesmo crédito online. Também vale a pena tentar renegociar a dívida junto ao banco.

 

VEJA TAMBÉM:

Dez feriados prolongados e você sem R$ 1?

Juros, juro nominal, juro real e juros de mora. Você sabe o que significa cada um deles?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.