ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Conhecer as instituições do mercado financeiro te permite entender melhor seus papéis e saber quais são as melhores fontes de informação para aprender mais. A seguir, você poderá conhecer um pouco sobre as principais instituições do mercado de investimentos.

ANBIMA

É a entidade que mantém o Como Investir. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) representa o mercado há mais de quatro décadas e responde por mais de 300 instituições, entre bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. A atuação da entidade é organizada em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

Além do Como Investir, a entidade mantém outros dois canais interessantes para o investidor: como o site Classificação de Fundos, que explica o sistema de classificação definido pela ANBIMA e seguido pelo mercado, e o portal sobre debêntures, que traz informações sobre os conceitos e negociações desses papéis.

CVM

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 1976 com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil. Ou seja, a entidade é responsável por criar regras para o funcionamento do mercado e fiscalizar seu funcionamento.

A CVM é uma autarquia, o que quer dizer que a entidade faz parte do governo, neste caso, vinculada ao Ministério da Fazenda, mas possui independência administrativa.

Além do site da CVM, você pode conhecer melhor a entidade e, inclusive, estudar mais sobre educação financeira, no Portal do Investidor, mantido pela própria CVM.

BANCO CENTRAL

O Banco Central do Brasil  (BACEN) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem o objetivo de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda e manter um sistema financeiro sólido e eficiente.

É o BACEN que controla as políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior, além de regular o Sistema Financeiro Nacional (SFN), entre outras atividades. O Banco Central também supervisiona as instituições do mercado financeiro.

Esta é uma entidade importante para todo o mercado e, por isso mesmo, é essencial que você saiba como pode contar com o apoio dela. Na seção de perguntas e respostas do site do BACEN, você poderá conhecer mais sobre a entidade. Além disso, dentro do site você pode encontrar o Portal do Cidadão, que traz mais informações para você se aprofundar nos estudos.

B3

A B3  é uma companhia criada em 2017 a partir da fusão da BM&FBOVESPA e Cetip, dois importantes agentes do mercado financeiro.  A nova empresa passou a acumular, portanto, serviços que atendem ao mercado e seus investidores tanto para transações de renda fixa como variável, entre outras atribuições.

Os sites de ambas as companhias originárias da fusão continuam em pleno funcionamento e são fontes confiáveis de informação sobre renda fixa e renda variável para o investidor.

FGC

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar garantia de créditos aos clientes das instituições participantes do fundo. É outra instituição importante para quem tem interesse em títulos privados, já que muitos investimentos dessa modalidade são cobertos pela instituição. Aqui, no Como Investir, nós temos um conteúdo especificamente para explicar o funcionamento do FGC. E você pode também, visitar o site do fundo para pesquisar mais.

SUSEP

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Se você pretende aderir a um plano de previdência privada aberto, esta é a entidade que regula este tipo de investimento. Por isso, vale a pena checar o site da entidade.

Mais sobre esse assunto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.