ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

O avanço da educação financeira nos últimos anos tem levado cada vez mais pessoas a guardar um dinheirinho para realizar um sonho, fazer o primeiro investimento ou planejar uma aposentadoria mais confortável. Em 2018, 42% dos brasileiros tinham algum saldo aplicado em produtos financeiros – em investimentos que podem ter sido feitos no ano passado mesmo ou em períodos anteriores.

Os números, embora positivos, escondem uma realidade ainda longe do ideal: mais da metade da população (58%) ainda não investe. Os motivos declarados são diversos e passam pela falta de condições financeiras até a ausência de interesse pelo assunto. Os dados fazem parte da segunda edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que mantém o site Como Investir. Com o apoio do Datafolha, foram entrevistadas 3.452 pessoas com algum tipo de renda das classes A, B e C em 152 municípios.

Em mais um ano desafiador para a economia, os percentuais de investidores – e de não investidores – ficaram praticamente estáveis em relação à primeira edição da pesquisa, em 2017. Traçar os hábitos de poupança e de investimento dos brasileiros é um dos objetivos do levantamento, bem como identificar as razões de quem não conseguiu guardar dinheiro e investir. Veja a seguir as principais descobertas desse raio X:

Apenas 25% investiram em 2018
A pesquisa mostra que só 25% dos brasileiros fizeram algum tipo de investimento em 2018. Os principais destinos dos investimentos foram:


75% não investiram em 2018
Por outro lado, 75% das pessoas não fizeram qualquer tipo de investimento em 2018, considerando produtos financeiros ou bens e serviços. Os números apontam para uma frustração de expectativas já que, no início de 2018, mais da metade da população (56%) declarou interesse em aplicar em produtos financeiros ao longo do ano. A expectativa não se tornou realidade para a maioria dessas pessoas, em um ano marcado por baixo crescimento econômico e forte desemprego, que impactaram os orçamentos das famílias.

Os principais motivos para quem não investiu um centavo em 2018 variam:

Como estão os planos para 2019?
As perspectivas são mais otimistas para 2019. Conforme a pesquisa, entre aqueles que não investem, 64% têm a intenção de aplicar recursos este ano. Na prática, caso isso se concretize, haverá um ganho de cerca de 34 milhões de brasileiros no mercado financeiro este ano.

E em que essas pessoas pensam em investir? Os bens duráveis permanecem no topo da lista de desejos

 

E 36% não pretendem investir
Embora 74% das pessoas acreditem que a economia brasileira vai melhorar em 2019, 36% já sabem que não pretendem investir este ano. A razão principal é a falta de condições financeiras, segundo mais da metade dos não investidores (56%), seguida de insegurança (9%).

Leia também:

Conheça o IMA-B

Entenda os regimes de tributação da previdência

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.