ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Antes de falar sobre IMA-B de fato, sabemos que ao fazer um investimento, sempre nos deparamos com algumas siglas: taxa DI, LCI e até mesmo nomes como a famosa Selic.


Sopa de letrinhas: é assim o mundo dos investimentos.
Seja qual for a sigla, é importante conhecer os chamados indicadores de mercado. Por quê? Basicamente porque a variação desses índices é um ótimo parâmetro para saber o quanto seu dinheiro está rendendo em uma aplicação.

Aqui no Como Investir, já falamos sobre o IMA, sigla para Índice de Mercado ANBIMA, o indicador que acompanha o mercado de renda fixa. Em resumo, ele representa um conjunto de índices calculados diariamente com base na carteira de títulos públicos disponíveis no mercado.

O IMA-Geral é formado por subíndices determinados a partir dos indicadores ao qual são atrelados. O IMA-B é um dos integrantes do IMA-Geral e é sobre ele que falaremos agora.

O que é o IMA-B?

O IMA-B é o índice que você deve consultar para saber o rendimento dos títulos Tesouro IPCA+, uma vez que sua carteira é formada por esses títulos públicos que acompanham a variação do índice oficial de inflação, o famoso IPCA (Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo), além de uma taxa de juros prefixada.

Os ativos atrelados à inflação proporcionam rentabilidade real e ajudam a proteger o poder de compra do seu dinheiro. É por isso que os papéis indexados a índices como IPCA costumam ser recomendados para objetivos de longo prazo, como aposentadoria ou reserva para a educação dos filhos.

No mercado, há vários fundos de renda fixa cujo objetivo é seguir as variações do IMA-B.

Integrantes da família IMA-B

Existem ainda mais dois integrantes da família do IMA-B, que são basicamente segmentações conforme o prazo dos títulos:

Acompanhe os índices

A composição das carteiras teóricas em que baseiam o cálculo tanto do IMA-B quanto dos outros índices da família IMA é revista todo mês. Isso acontece porque pode haver mudanças no estoque de títulos públicos em mercado. Com isso, garante-se a representatividade de cada indicador.

A ANBIMA publica diariamente os índices e suas variações percentuais. Para acompanhá-los, basta acessar o site.

VEJA MAIS:
IMA e sua rentabilidade

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.