ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha


Você não vai precisar tomar medidas drásticas depois desse post.
Os cartões de crédito costumam ser vistos como os vilões das finanças pessoais. De um lado, muita gente acaba gastando o que não tem porque não vê o dinheiro sair da carteira na hora. De outro, os juros cobrados quando uma fatura vencida é negociada são bem altos. Mas existem maneiras inteligentes de usar os cartões sem ter de apertar o cinto muito forte. Confira:

Organização financeira

Muita gente acha que usar o cartão de crédito para fazer compras é um convite ao excesso de gastos, porque fica mais fácil comprar quando o dinheiro não sai da carteira na hora. Isso é verdade – mas também é verdade que, para algumas pessoas, o cartão de crédito é uma boa ferramenta de organização financeira. Uma das vantagens é que todas as compras são debitadas da conta de uma vez só, na hora do pagamento da fatura do cartão. Fora isso, todas as suas compras feitas com o cartão ficam registradas – seja nos bilhetinhos impressos nas maquininhas, seja no extrato da sua fatura. O mesmo não acontece quando você usa dinheiro.

Não exagere no número de cartões

É realmente fácil ter um cartão de crédito atualmente. Eles são oferecidos no comércio em geral – se parar para conversar com o caixa na hora de pagar a compra, pode acabar saindo da loja com um cartão novo nas mãos. Alguns deles dão vantagens, como descontos ou condições especiais de pagamento em alguns estabelecimentos específicos. Mas não é uma boa encher a carteira de cartões por dois motivos. O primeiro é que os cartões podem embutir custos com anuidades, por exemplo, que vão consumir o seu dinheiro. O segundo é que o exagero na quantidade de cartões pode conduzir você facilmente para o descontrole financeiro. Com muitos para acompanhar, o resultado é que, no fim, você pode já não sabe mais o quanto gastou no mês. Um ou dois cartões são suficientes.

Avalie o limite de gastos

Quanto maior for o limite do seu cartão de crédito, maiores são as chances de que você gaste mais do que deseja. E por uma razão muito simples: quando o limite é baixo, você simplesmente não consegue fazer compras além desse valor. Então avalie com carinho o tamanho do seu. Use a sua renda mensal como uma referência. Faz sentido alguém que ganhe R$ 5.000 por mês ter um cartão com um limite de R$ 10.000? Só se estiver disposto a se desfazer das próprias economias para dar conta da fatura. Trabalhe com um limite de, no máximo, 50% da sua renda.

Cuidado com o parcelamento

O parcelamento das compras no cartão soa irresistível – principalmente porque, na maioria das vezes, a oferta é de parcelamento é sem juros. A gente sabe que, na verdade, os juros são embutidos no valor das mercadorias e que o pagamento à vista deveria ter desconto. Mas é cada vez mais difícil conseguir isso no comércio. Então, só divida suas compras no cartão se for nessas condições – sem juros. E mesmo assim, pense com carinho antes de optar por essa alternativa. O excesso de compras parceladas dificulta o controle financeiro. Os pagamentos se acumulam e se misturam com novos gastos. E convenhamos: não há nada pior do que começar o mês com uma parte do limite (e do salário, claro) comprometida com dívidas antigas.

Negocie anuidades

Alguns bancos e bandeiras oferecem descontos – e até gratuidade – na anuidade dos cartões de crédito, desde que o seu dono faça um número mínimo de transações por mês ou gaste, no mínimo, um determinado valor. Usualmente, no entanto, isso não é anunciado aos quatro ventos. Para fazer um bom uso do seu cartão, questione seu banco ou seu gerente sobre essa possibilidade.

Programas de milhagem

Lembre-se que uma última vantagem dos cartões de crédito é o acesso a programas de acumulação de milhas, que podem ser trocadas por passagens aéreas e outros produtos. Pense nisso como um “brinde”, porque para acumular um volume expressivo de milhas é preciso ter um consumo elevado no cartão. Se você participa de um desses programas, não deixe suas milhas perderem a validade. Se não tem nenhuma viagem programada, verifique a possibilidade de trocá-las por outros produtos ou de vendê-las.

LEIA MAIS

Cinco dicas para escapar dos juros altos.

Como evitar as compras por impulso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.