ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Faltam poucos dias para a data mais romântica do ano. O dia dos namorados está chegando, e com ele reaparecem alguns dilemas: quanto é preciso gastar para demonstrar o seu amor? Todo mundo gosta de uma surpresa, é claro, mas é preciso ficar atento para evitar que um agrado vire um peso grande demais para o seu bolso. O Como Investir preparou quatro dicas para ajudar você a não cair nas ciladas financeiras mais comuns. Confira:

Presente pela internet

Cerca de um terço das pessoas deve comprar o presente do dia dos namorados deste ano pela internet. É uma alternativa com várias vantagens. A primeira é a comodidade, já que você não precisa nem sair de casa. Nas lojas online também é possível encontrar produtos com preços mais baixos do que no comércio de rua ou no shopping center. Só que é preciso tomar alguns cuidados para evitar que essa escolha se torne uma grande dor de cabeça. O principal dele é o prazo de entrega. A poucos dias da data mais romântica do ano, você precisa ter certeza de que o presente será entregue a tempo. Caso contrário, talvez tenha de comprar outro presente improvisado em cima da hora – ou sair para jantar de mãos abanando mesmo. Quando estiver fazendo uma compra online, consulte as datas informadas pelo site e considere o prazo máximo como sua referência. Se houve opção, escolha a entrega programada (que permite determinar o dia e até a hora para receber o produto) ou a entrega expressa (talvez isso custo mais caro). Você também pode procurar e-commerces que ofereçam a chance de retirar o produto na loja física. A entrega, nesses casos, costuma ser mais ágil e sem custo.

Jantar a dois

O dia dos namorados costuma ser uma data em que os restaurantes lotam. E justamente por essa razão os estabelecimentos aproveitam para fazer um “pé de meia”. É comum que ofereçam um menu diferente por um preço bem mais salgado do que o comum. Se sua intenção é seguir a manada e terminar o dia em um restaurante bacana, certifique-se do valor dos pratos – ou prepare o bolso. Mas se você pretende economizar, deixe o jantar fora de casa para o dia seguinte ou para o fim de semana. Ou troque o jantar pelo almoço, que não costuma ser superfaturado nessa data. Uma opção é preparar um prato especial em casa, com uma decoração caprichada na mesa. Certamente vai fazer muito sucesso – e manter suas contas em ordem.

Bancar a conta sozinho

Parece muita gentileza. Mas a bancar a conta da comemoração sozinho pode doer muito no bolso. Não faz bem para o casal que uma das partes sinta estar gastando demais com a relação, enquanto a outra fica isenta de custos. Faz tempo que certas tradições dos relacionamentos, como essa, ficaram meio fora de moda. Por que então não dividir os gastos do dia dos namorados? Se um dos dois não abre mão de pagar a conta do jantar, é possível combinar que só o outro se ocupe de comprar um presente.

Atividades gratuitas – por que não?

A dica final: por que não aproveitar esse dia especial para uma voltinha por um belo parque? Ou em uma praia? Há poucas atividades mais românticas do que um passeio a dois. E a melhor parte é que isso custa… zero. Em muitas cidades, também é possível tirar o dia para aproveitar alguma programação cultural gratuita – exposições, apresentações teatrais, entre outros. Se não houver nada disso onde você mora, uma possibilidade é procurar bares e restaurantes que ofereçam música ao vivo. É um jeito de incrementar a programação do jantar sem gastar quase nada a mais.

Presente

Chocolates e flores, roupas e acessórios. Essas são as alternativas preferidas de quem pretende dar um presente neste ano. Mas atenção ao optar por elas para evitar desperdiçar dinheiro. Chocolates e flores são ótimos complementos de presentes – mas talvez não pareçam um presente completo em si. Conclusão: talvez você sinta que precisa comprar algo mais além deles. E isso significa, é claro, gastar mais também. Roupas e acessórios também podem ser um tiro no pé, já que envolvem uma boa dose de gosto pessoal. Principalmente para os jovens casais, a pergunta é: será que já se conhecem o suficiente para acertar na escolha? É importante avaliar com critério antes de comprar o presente, pesando todos esses poréns. E vale a pena sondar o parceiro. Uma conversa aparentemente despretensiosa pode revelar algum desejo ou necessidade mais pontual e dar uma ideia certeira para o presente. Isso fará você e seu parceiro economizarem, já que ele não precisará mais comprar aquilo que estava precisando.

 

Leia também:

Pague primeiro a si mesmo – mas como?

Como cada geração lida com dinheiro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.