ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Você guardou seu dinheiro, pesquisou bastante e está pronto para encontrar um investimento para chamar de seu. Agora é hora de acompanhar se ele está tendo uma boa rentabilidade. Mas como fazer isso? Sempre dá para checar com a instituição que você investiu o dinheiro, mas tem uma outra forma, que é comparar alguns índices de referência com o seu investimento.

Existem muitos índices no mercado. Além de uma referência comparativa, eles servem como termômetro dos setores do mercado que representam.

Medindo a temperatura do mercado

Confira abaixo índices para alguns segmentos do mercado:

Renda variável

Renda variável é quando o dinheiro é aplicado em ações, ou seja, frações de uma empresa, moedas (dólar, euro etc), derivativos, ouro, entre outros.

O índice mais conhecido é o Ibovespa, que mede o desempenho médio das ações com maior representatividade e negociabilidade, ou seja, as que movimentam mais dinheiro e são mais negociadas no mercado de ações brasileiro.

Há também outros índices de ações que representam setores ou características específicas das empresas. Por exemplo, índices que têm na carteira apenas empresas com determinadas práticas de governança, que seguem alguns critérios de sustentabilidade ou de segmentos específicos de mercado.

Se você quer investir em empresas com uma pegada mais sustentável, por exemplo, dois índices podem te ajudar: Um deles é o ICO2 (Índice Carbono Eficiente), composto pelas ações das empresas que têm práticas transparentes de emissões de gases efeito estufa; há também o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), que avalia o desempenho das companhias por meio de um questionário de elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros, entre outros.

Renda fixa

Para os produtos de renda fixa, como os títulos públicos, existe o IMA (Índice de Mercado ANBIMA) e o IDA (Índice de Debêntures ANBIMA).

O IMA é composto por títulos públicos e tem vários subíndices: o IRF-M (carteira formada por papéis prefixados), o IMA-B (carteira formada por papéis atrelados ao IPCA), o IMA-C (papéis atrelados ao IGP-M) e o IMA-S (papéis pós-fixados pela taxa Selic). Se você tem aplicações em títulos públicos, os IMAs te ajudarão a acompanhar o comportamento deste mercado.

O IDA traz em sua carteira apenas debêntures, representando o mercado de dívida privada. O indicador tem dois subíndices: o IDA-DI, que mostra o rendimento das debêntures com rendimento atrelado ao DI, e o IDA-IPCA, que traz o retorno dos papéis indexados ao IPCA. Há ainda mais dois subíndices, o IDA IPCA Infraestrutura e o IDA IPCA ex-Infraestrutura, que apresentam o rendimento das debêntures destinadas à infraestrutura, chamadas de debêntures incentivadas.

Outro índice muito utilizado por investidores no Brasil é o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou DI como é conhecido, que representa os empréstimos diários que os bancos fazem entre eles. Seus valores são próximos à taxa Selic – taxa básica dos juros da economia brasileira.

 

VEJA MAIS:

Como investir no Tesouro Direto?

Rentabilidade e rendimento: palavras que muito interessam a quem investe.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.