ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Por mais que a alta da Selic, a taxa básica de juros do país, seja algo negativo, dado que impacta empréstimos e financiamentos, ainda assim existem algumas oportunidades de investimento, como, por exemplo, investimentos em renda fixa com rentabilidade atrelada à Selic.  

Mas, antes de tomar decisões de investimentos com base nesse movimento, é importante saber como essas mudanças podem afetar seus resultados. Quer entender como o processo funciona? Nesse artigo você descobrirá como ficam os seus investimentos com a taxa Selic subindo.

Boa leitura!

O que é a taxa Selic?

Antes de você entender como a taxa Selic pode impactar sua estratégia de investimentos, é importante conhecer mais sobre ela. Entender esse conceito é essencial para o investidor, pois a Selic desempenha um papel importante em toda a economia do país.

Como você viu, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ou seja, ela serve como referência para várias taxas de juros existentes no mercado. Logo, quem busca um banco para pegar um empréstimo, por exemplo, pode pagar juros mais altos se a Selic está subindo.

Além disso, ela também exerce outras funções no mercado — que podem influenciar diretamente sua rotina e seus investimentos. Nesse sentido, a taxa básica de juros influencia a rentabilidade de títulos de renda fixa e também é o principal mecanismo de controle da inflação.

Então, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – índice que mede oficialmente a inflação no país – registra uma alta, é possível que a Selic também aumente para conter o avanço dos preços. Essa contenção da inflação ocorre porque, com juros mais altos, é comum que haja um esfriamento na economia.

Como consequência, a inflação tende a diminuir. O mesmo vale para o cenário inverso. Ou seja, a Selic pode cair como um estímulo para aquecer a economia. Interessante, não é mesmo?

Você precisa saber, ainda, que a definição da Meta da Selic é uma responsabilidade do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (Bacen). O grupo se reúne a cada 45 dias para analisar números e tendências do mercado a fim de fundamentar sua decisão sobre a taxa.

O que faz a Selic subir ou cair?

Como você viu, a taxa Selic é um instrumento de política monetária, que tem como principal finalidade o controle da inflação. Dessa maneira, as variações registradas pelo IPCA estão entre os fatores mais relevantes para a elevação ou queda da taxa.

Imagine que você acompanhou no noticiário que o IPCA subiu, pois foram registradas altas consideráveis nos preços de produtos e serviços ao longo dos últimos seis meses. Esse cenário pode ser um indicativo que a inflação está fugindo do controle.

Dessa forma, as chances de o COPOM optar pelo aumento da taxa Selic em seu próximo encontro são altas. Afinal, como você viu, os juros mais altos podem levar a um esfriamento da economia, ou seja, à diminuição do consumo. 

Por sua vez, a queda nos juros indica que o Banco Central pode estar buscando aquecer a economia, isto é, como os juros do mercado estarão mais acessíveis, a população poderá aumentar o consumo. Para conseguir manter a taxa nos níveis em que estabeleceu, o Bacen usa os títulos públicos no mercado aberto. 

Como a Selic subindo pode impactar os investimentos?

Agora que você entendeu que a Selic pode impactar o consumo e a economia do país, é importante saber que ela também influencia seus investimentos. Você já parou para pensar nessa possibilidade?

Assim, vale a pena compreender como a alta da taxa pode impactar sua carteira e as suas decisões de investimento.

Confira os possíveis impactos que esse movimento pode gerar!

Títulos de renda fixa

A taxa Selic exerce um impacto mais direto nos seus investimentos na renda fixa. Isso porque muitos títulos pós-fixados têm sua rentabilidade atrelada a ela. Logo, a Selic subindo representa um aumento dos rendimentos dessas alternativas.

Além disso, é comum que diversos títulos privados pós-fixados usem o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) como referência. Essa taxa tende a ser muito próxima à Selic. Logo, ela tem grande influência nas aplicações desse tipo.

Desse modo, uma alta da taxa básica de juros pode ser uma oportunidade para analisar alternativas na renda fixa pós-fixada— caso elas estejam alinhadas à sua estratégia. Afinal, o potencial de rentabilidade será maior nesse cenário.

Porém, no caso dos títulos prefixados ou dos híbridos (que são atrelados à inflação, mas que têm uma componente prefixada também), um aumento da Taxa Selic costuma levar a rentabilidades negativas. Isso ocorre porque, como agora é possível comprar no mercado títulos com rentabilidades mais atrativas, será necessário dar um desconto no preço para conseguir vender esses títulos que pagam taxas de juros menores.

Ativos de renda variável

Além da renda fixa, a Selic subindo pode influenciar seu portfólio de renda variável. Nesse caso, é preciso lembrar que ela pode levar a um esfriamento do mercado. Como consequência, muitas empresas listadas na bolsa de valores podem sentir impactos negativos.

Ao mesmo tempo, o aumento da taxa básica de juros faz com que muitos investidores deixem a renda variável. Afinal, é possível conquistar rendimentos mais interessantes na renda fixa sem correr tantos riscos. Esse movimento também pode causar uma queda de preços nos ativos disponíveis na bolsa, por exemplo.

A dinâmica contrária, por sua vez, é esperada quando a Selic está em queda. Afinal, nessa situação, a renda variável pode se tornar mais atrativa na relação entre risco e retorno dos investimentos — especialmente no longo prazo. Interessante, né?

Rentabilidade real da carteira

Depois de conhecer os impactos da Selic na renda fixa e variável, é preciso considerar a relação entre rentabilidade real e nominal. Para entender, imagine que, analisando seus resultados do ano, você viu uma valorização de 5% na sua carteira.

Esse número representa sua rentabilidade nominal — isto é, aquilo que você ganhou. No entanto, considere que o IPCA acumulou 8% de aumento durante esse mesmo período. Desse modo, seus ganhos foram inferiores ao aumento médio nos preços do mercado, não é mesmo?

Isso significa que sua rentabilidade real foi negativa, já que não manteve seu poder de compra. Assim, é importante ficar atento aos períodos em que a Selic está subindo.

Afinal, eles podem indicar que a inflação está alta e que os resultados reais dos seus investimentos podem ser prejudicados. E esse possível cenário, por sua vez, abre espaço para eventuais ajustes na estratégia de investimento.

Como vimos, a taxa Selic subindo causa diversos efeitos na economia. Eles podem estar presentes no seu dia a dia e também na sua carteira de investimentos. Portanto, é importante saber como esse cenário pode impactar sua estratégia para saber fazer boas escolhas de investimento!

Quer continuar o seu aprendizado? Saiba como investir para a aposentadoria!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.