ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Em momento de turbulências e crise financeira global, como essa que estamos passando causada pela pandemia da Covid-19, é comum que as pessoas se sintam inseguras em relação aos seus investimentos, sem saber exatamente o que fazer. Quem poderia te orientar para que você tenha todas as informações de que precisa para atravessar melhor esse período?

A resposta é: um profissional de investimento! Existem vários tipos de profissionais diferentes no mercado financeiro, e cada um deles exerce uma função bem específica. Eles desempenham atividades que exigem formação, certificações e registros diferentes.

Conheça alguns dos profissionais do mercado que você pode consultar na hora em que se sentir inseguro com os seus investimentos.

Gerente de banco

O gerente de banco ainda é a primeira fonte de informação sobre investimentos para boa parte das pessoas: 40% dos brasileiros buscam informações sobre aplicações financeiras com os gerentes de banco, presencialmente, nas agências, segundo a nova edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro. O gerente é um funcionário da instituição financeira que apresenta e oferece os produtos de investimentos disponíveis para os clientes.

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) provê certificações — CPA-10 e CPA-20 — voltadas aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento diretamente para o público, tanto em agências bancárias quanto em plataformas de atendimento.

Isso significa que o profissional que está atendendo você precisou comprovar seus conhecimentos em uma prova antes de exercer a função de gerente. Assim, procuramos nos assegurar que quem atua na linha de frente dos bancos esteja preparado para prestar um atendimento de qualidade ao público.

Em geral, o gerente conta também com o suporte da área de investimentos do banco. Por isso, ele está sempre atualizado e é capaz de orientar o cliente em relação a possíveis movimentações na carteira de acordo com o cenário do momento, sempre respeitando o perfil de investidor do cliente.

Planejador financeiro pessoal

O planejador financeiro pessoal é o profissional que elabora, apresenta e executa estratégias de planejamento financeiro a partir dos objetivos, expectativas e necessidades de seus clientes — algo totalmente personalizado.

A atuação do planejador financeiro pode ser comparada, por exemplo, à de um tratamento completo para o corpo. Se você quer emagrecer e entrar em forma, vai a um endocrinologista, vê como estão os seus exames, depois marca uma consulta com um nutricionista, que vai ajudar a melhorar a sua alimentação, e também pode contratar um personal trainer, que vai mostrar os melhores exercícios para você e como fazê-los.

O planejador financeiro pode fazer tudo isso pela sua vida financeira:

Seu objetivo é, por exemplo, ajudar as pessoas a fazer um orçamento doméstico, assegurar o futuro dos filhos e garantir recursos para a aposentadoria. Ele pode atuar como autônomo ou ser funcionário de grupos financeiros, seguradoras, entidades de previdência complementar, entre outras.

Existe uma certificação para planejadores financeiros pessoais, que dá a esses profissionais o direito de usarem a siglaCFP (Certified Financial Planner). Para obtê-la, é preciso ser aprovado em testes que comprovam conhecimentos técnicos, formação, experiência profissional e postura ética. Trata-se de uma espécie de selo de qualidade concedida, no Brasil, pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

Agente autônomo de investimentos

Cabe a esse profissional a função de intermediar a comercialização de produtos financeiros entre as instituições do mercado (como as corretoras) e os investidores. Às vezes chamado de “corretor”, o agente autônomo é uma das principais ligações entre o público investidor e o mercado financeiro, atuando no atendimento e no suporte de todas as operações que os clientes realizam — seja na bolsa de valores, seja na negociação de títulos públicos, entre outros.

Esse profissional precisa estar registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão do governo que regula o mercado. A ele cabem funções como:

Para se tornar um agente autônomo, é preciso passar por testes aplicados pela Ancord (Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias).

Gestor

Os gestores são profissionais que podem realizar a aplicação de recursos financeiros em nome dos investidores, seja por meio de fundos, seja por carteiras administradas. É esse profissional que escolhe os investimentos que vão compor o fundo, como títulos públicos ou privados, ações etc.

Esse tipo de profissional não tem contato direto com o investidor comum. Mas é importante que você entende a função dele e como os seus investimentos em fundos estão sendo gerenciados.

Seguindo a política de investimentos da carteira do fundo (que você conheceu no momento da aplicação), ele decide o que comprar e realiza a aplicação. Gestores de recursos devem ser cadastrados na CVM. Também existe um exame de certificação específico — a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA) – aplicada pela ANBIMA.

Independente do profissional que vá te ajudar, é muito importante que você busque conhecimento sobre investimentos a todo momento, e não só na hora em que você vai investir. Afinal, informação isenta e segura nunca é demais.

Deu pra entender o que fazem alguns dos principais profissionais de investimento. Então quando pintar aquela dúvida ou precisar de apoio em relação aos seus investimentos, você já sabe quem recorrer.

LEIA MAIS

Escolha sua instituição financeira

Conheça o Se Liga Na Fraude, portal que reúne informações sobre fraudes e dicas de como investir com segurança

CVM: descubra o que ela é como funciona

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.