ACESSAR MEU PERFIL
CLIQUE AQUI PARA SE CADASTRAR ENTRAR COM FACEBOOK

Solicitar uma nova senha

Talvez você nem perceba, mas o conflito de interesses pode aparecer de diferentes modos na sua vida. É o caso do médico que receita um remédio patrocinado por uma farmacêutica ou do vendedor que diz que a roupa ficou ótima em você para receber a comissão da venda. No mundo dos investimentos, essa situação também pode acontecer.

O problema é que, se você não estiver atento, pode terminar investindo seu dinheiro em uma alternativa que não é a mais adequada para a sua realidade. Então, o ideal é saber como evitar cenários como esse, certo?

Para não ter dúvidas na hora de identificar essas situações, entenda como ocorre o conflito de interesses no mercado financeiro!

O que é o conflito de interesses nos investimentos?

Para começar, vale a pena compreender o conceito de conflito de interesses. Na prática, ele acontece quando os interesses de duas ou mais pessoas seguem em direções opostas. Ao mesmo tempo, não há clareza ou transparência, então uma das partes pode agir em benefício próprio.

No mercado de investimentos, isso pode acontecer quando o profissional recomenda o produto que melhor atenderá aos interesses dele — e não aos seus.

Um exemplo clássico envolve pode envolver um gerente do banco que não tenha os interesses do cliente no seu foco. Como esse é um profissional de uma instituição financeira, seu foco pode estar em cumprir os objetivos dessa empresa.

Então, quando esse gerente indicar um título de capitalização, a motivação pode ser bater a sua meta ou seguir uma indicação da instituição — e não necessariamente porque é o melhor para o cliente.

Isso também pode acontecer com um assessor de investimentos que esteja focando seus ganhos de curto prazo e não os interesses do cliente. Como esse profissional pode ser remunerado pelo rebate dos produtos que oferece — ou por um percentual da corretagem —, teoricamente, poderia ocorrer de a apresentação das oportunidades ser focada nos seus ganhos e não nas necessidades do cliente.

Entretanto, ao longo deste artigo, você verá que é possível driblar a situação e como o mercado atua para evitar essas práticas.

Como esse conflito ocorre no mercado financeiro?

O exemplo do gerente de banco é apenas uma forma de como pode acontecer o conflito de interesses no mercado financeiro. Isso também pode se dar quando uma pessoa se intitula “guru financeiro” e faz recomendações de estratégias e investimentos.

Primeiro, é comum que essa pessoa não tenha o devido credenciamento para exercer a função. Ainda, é possível que ela, na verdade, queira vender um produto que a favoreça. E, como você acredita naquela recomendação, pode acabar fazendo o investimento.

No final, o responsável pela recomendação nesse tipo de situação tem ganhos com a sua decisão, enquanto a sua carteira de investimentos pode ser prejudicada. Ao mesmo tempo, é importante notar que nem todo conflito de interesses se concretiza de maneira deliberada, com o objetivo de causar prejuízos.

Como identificar e evitar conflitos de interesses?

Até nos casos não intencionais, o conflito de interesse pode prejudicar a sua estratégia e a sua gestão do patrimônio, concorda? Logo, o melhor é saber como identificar esse tipo de situação. Assim, você pode tomar decisões de forma mais consciente e informada.

Além disso, também vale a pena entender como impedir que esses conflitos se concretizem. Para não ter dúvidas sobre o que fazer, veja dicas para identificar esse tipo de ocorrência!

Esteja bem informado sobre o mercado

O primeiro passo para diminuir os riscos de sofrer com conflitos de interesse é aumentar seu nível de conhecimento sobre o mercado. Afinal, isso permite que você saiba exatamente como funcionam os investimentos e quais são os aspectos para prestar atenção.

Veja, por exemplo, quais são os profissionais envolvidos em um investimento e qual é a participação de cada um. Saiba também quais são as características da alternativa, como os riscos, a estratégia de investimentos e os custos atrelados.

Adote o pensamento crítico

Com mais conhecimentos sobre os investimentos, você poderá adotar uma visão crítica antes de tomar decisões. Então, antes de acreditar que investir dinheiro em determinada alternativa é o melhor para você, veja se isso faz realmente sentido para a sua estratégia.

Considere o seu perfil de investidor, os seus objetivos financeiros, o seu horizonte de inestimentos e o que você já conhece sobre as alternativas do mercado. Essa é uma forma de avaliar se determinada recomendação ou análise considera as suas características como investidor.

Escolha instituições regulamentadas

Apesar de não ser viável eliminar todos os conflitos de interesse do mercado, você pode contar com as vantagens de estar em um ambiente altamente regulado. Como existem regras específicas para a atuação de todos os agentes, você tem mais segurança e a certeza de que as informações e os processos atendem a critérios definidos.

Mas o que isso significa? Que você deve buscar instituições autorizadas e regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Dessa maneira, é possível ter a certeza quanto ao cumprimento das regras diversas.

Por sinal, as fraudes que você vê nos noticiários, como esquemas de pirâmides, ocorrem em instituições que não estão listadas na CVM. Portanto, sempre verifique a regulamentação da empresa ou do profissional, combinado?

Conte com profissionais certificados

Além de buscar empresas regulamentadas, vale a pena procurar o apoio de profissionais devidamente qualificados. Os assessores de investimento, por exemplo, devem aderir a um código de ética e ter autorização para atuar por parte da CVM. O mesmo vale para gerentes de banco, gestores, analistas e consultores.

Desse modo, você não precisa ser um especialista para fugir do conflito de interesses ao fazer investimento. Com o suporte de profissionais que realmente estejam aptos às respectivas funções e aprendizado contínuo, é possível investir baseado em informações prestadas com mais transparência.

Então, embora o assessor ou gerente do banco tenha ganhos que variam com base nos investimentos que você escolhe, ele deve oferecer um atendimento exclusivo e personalizado. Logo, há como manter os interesses e objetivos dos clientes como foco da estratégia.

Porém, isso não acontece com quem se diz especialista, mas não tem a certificação na área, por exemplo. Ao se deixar levar pelas promessas de quem não está sob a regulamentação do mercado, você corre riscos ainda maiores de fazer escolhas que não estão alinhadas às suas necessidades. Portanto, é preciso atenção.

Como você viu, o conflito de interesses pode acontecer no mercado de investimentos. Porém, é possível identificar e fugir desse cenário, protegendo seus objetivos e o seu dinheiro ao contar com suporte qualificado e regulamentado ao investir e investir no seu conhecimento.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Como a regulamentação é essencial para evitar esse tipo de conflito, descubra o que é a CVM e como ela atua!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários, não expressando, assim, a opinião do Como Investir. Para mais informações, consulte os Termos e Condições de Uso.